Você deve ter ouvido falar centenas de vezes que “o Rio de Janeiro continua lindo”, um senso comum que é bem traduzido por “Aquele Abraço”, famosa música de Gilberto Gil. E continua mesmo. Não somente nos seus pontos turísticos convencionais, como Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Jardim Botânico ou o Bondinho do Pão de Açúcar, mas em suas diversas manifestações culturais que durante o ano inteiro movimentam a cidade maravilhosa.
Antes de marcar sua viagem para o Rio de Janeiro, dê uma olhada esperta no calendário de shows, exibições teatrais, exposições de arte e outras atividades culturais que vão ser realizadas durante a sua estadia, porque com certeza você vai achar um programa legal entre as opções. O Rio é aquele tipo de cidade que transparece sua cultura em simples detalhes e vai crescendo até chegar a eventos apoteóticos. Exemplo disso é aquele velho (e lindo) calçadão do Leblon, conhecido pela geometria de suas figuras em pedra, passando por uma estátua pensativa de Carlos Drummond de Andrade, em um banquinho de praia e chegando ao maior evento carnavalesco do mundo: o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí – sim, por mais que muitos possam pensar que o carnaval não passa de uma festa profana, essa festa é uma das manifestações culturais mais importantes do nosso país, e por isso, deve ser respeitada como tal.
Além das festas e lugares que misturam turismo com cultura, não podemos deixar de contar com a infinidade de museus que estão espalhados tanto pela capital fluminense quanto pelas cidades vizinhas, como Niterói (com o Museu de Arte Contemporânea) e Parati. Para economizar no transporte a esses municípios, que tal optar pelo aluguel de carro? Essa é a forma mais fácil de conhecer todas as delícias culturais da cidade maravilhosa, fora que aluguel de carro no Rio de Janeiro é um evento corriqueiro e, por conta disso, nada burocrático. Em pouco tempo você descola um veículo para rodar por aí.
Aproveite também o tempo que você estiver com o carro e dê um pulo na região serrana do estado do Rio de Janeiro e conheça algumas das riquezas culturas mais incríveis que o nosso país possui. Em uma curta viagem de 60 km você poderá apreciar, além de uma bela paisagem, artigos ligados a família real brasileira, que nos tempos do império, escolheu o local como uma das opções de morada. Por isso, o turista que passar pelas cidades como Petrópolis, Itaipava, Teresópolis, Nova Friburgo se encantará com a beleza e requinte deixados como herança pela família real. Não é a toa que a região também é conhecida como a “Serra Imperial”.
Por fim, qualquer que seja sua intenção em conhecer o Rio, não vá embora sem passar pela Fundição Progresso e/ou Circo Voador, casas de shows reconhecidas internacionalmente e que ficam, vizinhas, no bairro da Lapa, delicioso bairro boêmio do Rio. Prepare-se para adquirir cultura também nas mesas de boteco: afinal, foi assim que filhos ilustres da cidade (como Vinícius, Tom e Toquinho) cantaram as belezas de ser e viver na cidade maravilhosa.
Comentários