Centenas de pessoas se reuníram neste sábado (26) na Avenida Paulista para a segunda edição da Marcha das Vadias, protesto contrário ao machismo que teve origem no Canadá e se espalhou pelo mundo.
Segundo pessoas que participaram da organização, às 13h30 o ponto escolhido para o início da passeata já reunía mais que as cerca de 300 pessoas que participaram no ano passado.
Policiais que acompanhavam a movimentação no canteiro central da Paulista estimaram a participação de cerca de 200 pessoas no mesmo horário, mas o número parecia crescer a cada minuto com a chegada de mais gente.
O grupo se reuniu no canteiro entre a Rua da Consolação e a Bela Cintra, para pintar cartazes e os corpos de mulheres e homens que se juntaram à causa. Depois, o planejado era descer a Rua Augusta em direção ao Centro e terminar o trajeto na Praça da República.
"A gente escolheu a Augusta por ser justamente um local de prostituição, onde as mulheres costumam sofrer preconceitos", explicou Maiara Moreira, estudante de História que participou da organização do evento, feita pelo Facebook. Segundo ela, a marcha não tem uma organização estabelecida, mas foi feita espontaneamente pela internet por diversos apoiadores.
O evento em São Paulo criado no Facebook tinha mais de 1.500 presenças confirmadas, segundo Maiara.
Em 2011, o protesto também desceu a Augusta e parou em frente ao clube de comédia stand-up Comedians, por conta de um comentário do comediante Rafinha Bastos que foi considerado preconceituoso. Bastos é um dos donos do estabelecimento.
"De um ano para cá, as marchas se espalharam pelo Brasil. Este ano, acho que tem um contexto mais político. A internet tem ajudado a popularizar o que é o feminismo", afirma Bruna Provazi, jornalista e integrante do movimento Marcha Mundial das Mulheres, que tem representação em 53 países.
Segundo Maiara, um dos proósitos da marcha este ano é pedir mais debate sobre a Medida Provisória nº 557, que tramita no Congresso. Ela institui o Sistema Nacional de Cadastro, Vigilância e Acompanhamento da Gestante e Puérpera (mulher que deu à luz recentemente) para Prevenção da Mortalidade Materna. "Esse sistema pode agir como uma forma de monitorar abortos ilegais, e achamos que ele precisa ser mais discutido", diz.
Comentários
Depois de casada, a esposa conservou em segredo uma caixa, e pediu para que seu esposo nunca a olhasse.
Um dia, depois que sua esposa saiu, ele não suportando a curiosidade, abriu a caixa, e encontrou, para seu espanto, 3 ovos e R$ 3.000,00.
Contando para esposa, perguntou o porquê daqueles ovos.
Ela disse que cada vez que ele a entristecia, ela colocava um ovo na caixa.
Feliz da vida, ele exclama: "Mas eu sou um ótimo esposo, somente 3 erros em 1 ano de casado!"
E o dinheiro?
Ela respondeu: "cada vez que completa uma dúzia, e vendo os ovos e guardo o dinheiro!".
Hoje vocês estão entrando para uma instituição sagrada, mas por causa do pecado, com muitas dificuldades e desafios.
Vocês deverão aprender a ganhar com os erros um do outro.
Hoje gostaria de oferecer o princípio básico sobre como ter um casamento feliz.
Em apenas um texto da bíblia temos os princípios fundamentais de um matrimônio maduro, não sem conflitos, mas capaz de resolvê-los de forma sábia e construir um relacionamento maduro.
GÊNESIS 2:24 "POR ISSO, DEIXA O HOMEM PAI E MÃE E SE UNE À SUA MULHER, TORNANDO-OS DOIS UMA SÓ CARNE".
Gen 2:18; Prov 12:4; 31:12-27;1Cor 7:3-5,10-14,34; 11:3; Eph 5:22,24,33; Col 3:18; 1Pet 3:1-4
E disse o SENHOR Deus: Näo é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idónea para ele. (Genesis 2:18 BRP)
A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridäo nos seus ossos. (Proverbs 12:4 BRP)
Ela só lhe faz bem, e näo mal, todos os dias da sua vida. Busca lä e linho, e trabalha de boa vontade com suas mäos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu päo. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mäos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lámpada näo se apaga de noite. Estende as suas mäos ao fuso, e suas mäos pegam na roca. Abre a sua mäo ao pobre, e estende as suas mäos ao necessitado. Näo teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciäos da terra. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. A força e a honra säo seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e näo come o päo da preguiça. (Proverbs 31:12-27 BRP)
O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher näo tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido näo tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Näo vos priveis um ao outro, senäo por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oraçäo; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás näo vos tente pela vossa incontinência. (1 Corinthians 7:3-5 BRP) Todavia, aos casados mando, näo eu mas o Senhor, que a mulher näo se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido näo deixe a mulher. Mas aos outros digo eu, näo o Senhor: Se algum irmäo tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, näo a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, näo o deixe. Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora säo santos. (1 Corinthians 7:10-14 BRP)
Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. (1 Corinthians 7:34 BRP)
Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. (1 Corinthians 11:3 BRP)
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; (Ephesians 5:22 BRP) De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. (Ephesians 5:24 BRP) Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. (Ephesians 5:33 BRP)
Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. (Colossians 3:18 BRP)
Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns näo obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas näo seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coraçäo; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. (1 Peter 3:1-4 BRP)