Os agentes da Guarda Municipal de Natal foram capacitados por militares do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado para atuarem em operações de controle de distúrbios civis. Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, seguindo uma tendência das Guardas Municipais de todo o Brasil e como forma de atender uma demanda real.
“Hoje, o papel da Guarda não é mais apenas aquele de vigilante. Atuamos enquanto Força Auxiliar, em conjunto com órgãos de Segurança Pública Estadual e Federal. É preciso que estejamos preparados para dispersar manifestantes praticando desordem, em frente à Prefeitura, por exemplo”.
Para o subcomandante do Batalhão de Choque da PM, major Assis Santos, o curso agrega valor a atividade da Guarda Municipal, mas ele alerta que não pode ser o único. “Esse primeiro passo é muito importante, até mesmo porque eles fazem parte do Sistema de Segurança Pública, mas a preparação não pode parar por aí. Aqui no BP Choque nossos policiais realizam vários estágios durante o ano, alguns militares realizam cursos de até 4 meses em outros Estados”.
Ainda segundo o secretário Carlos Paiva, a Guarda Municipal vive um processo de expansão e aperfeiçoamento dos seus quadros. “Além dos cursos em parcerias com diversos órgãos de Segurança Pública, estamos instalando 30 câmeras de monitoramento eletrônico espalhadas pela cidade, que se somarão as 40 do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para aumentar a vigilância nos principais pontos da capital”.
Ele também citou a preparação de um grupo especialista em defesa ambiental, que atuará na faixa litorânea da capital. A capacitação desses guardas municipais ficará a cargo da Marinha.
Comentários