Prefeitura de Ceará-Mirim realiza mobilização alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, foi comemorado na última sexta-feira 15/06.
Em Ceará-Mirim, a data será marcada na próxima terça-feira 26/06 com uma mobilização na Praça Onofre José Soares ao lado do prédio da Prefeitura, no centro da cidade, no horário compreendido entre 8h e 12h.
Dentro da mobilização haverá uma blitz com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema e conscientizar as pessoas quanto à necessidade do combate a esse tipo de violência
O evento, é uma realização da Prefeitura de Ceará-Mirim por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social-Semthas com o apoio das demais secretarias municipais.
Participam também da mobilização os programas sociais da Semthas como CRAS, CREAS, PROJOVEM, BOLSA FAMÍLIA, CRAS RURAL, PETI, AMOR EXIGENTE, e também a participação do Conselho Municipal do Idoso, que encontra-se com sua criação em andamento, e que durante a mobilização apresentarão faixas sobre a questão temática ressaltando o valor do respeito, além de distribuição panfletos educativos, Estatuto do Idoso, orientações, entre outras ações.
Para a secretária de assistência social do município, Ozeny Fernandes, mobilizações como essa são importantes para se evitar casos de abuso, maus-tratos e agressão contra os idosos. "Precisamos envolver todos nessa luta, inclusive a própria população em questão, que tem que se informar e estar engajada na garantia de seus direitos", disse a secretária Ozeny.
Também com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violências que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou em espaços públicos, o evento contará ainda com apresentações culturais como: Pastorial do CRAS e a batucada formada por jovens e adolescentes do PROJOVEM. "Acho tudo isso muito importante, pois temos que mostrar para todos que a violência contra o idoso é um absurdo e que não deveria existir", explicou dona Lourdinha Ferreira coordenadora de programas sociais da Semthas.
Segundo dados divulgados pela Secretaria Nacional dos direitos da Mulher, a violência contra mulheres idosas está aumentado no Brasil. Em todo o ano de 2011, o disque 180, que recebe denúncias de violência contra as mulheres, registrou 10.704 chamadas referentes a maus-tratos à idosas, e só nos primeiros três meses de 2012, esse número já chegou a 4.199 chamadas.
"É por isso que a sociedade tem que estar envolvida. É preciso mudar nosso entendimento cultural e conscientizar que os idosos têm o seu valor", explica a secretária Ozeny.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituido em 2006 pela Organização das Nações Unidas-ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa.
A data é lembrada em todo o mundo com diversas atividades visando a busca pela garantia dos direitos da população acima dos 60 anos.
Em Ceará-Mirim, a data será celebrada na próxima terça-feira dia 26 deste mês de junho.
Comentários