Um tremor de magnitude de 4,8, com epicentro a 30 km do arquipélago de São Pedro e São Paulo, na costa do Brasil, foi registrado na última segunda-feira (9) pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O conjunto de ilhas fica a 1.100 km de distância de Natal (RN), no meio do Oceano Atlântico.
De acordo com informações obtidas por um sismógrafo instalado em uma das ilhas, o tremor ocorreu por volta das 12h40 (horario de Brasília), a 30 km a leste do arquipélago brasileiro, considerado a última fronteira do Brasil. Segundo Joaquim Ferreira, foi o terremoto mais próximo das ilhas já registrado pelo equipamento.
Quatro pesquisadores que estão na Estação Científica do arquipélago desde a última semana sentiram o impacto do fenômeno, mas não sofreram ferimentos. Segundo Olga Bojarczuk, a geladeira e o freezer instalados no interior da base balançaram fortemente, “como se alguém segurasse os eletrodomésticos e os balançasse para os lados”. Cynthia Lima, especialista em zooplâncton da Universidade Federal de Pernambuco, disse ao G1 que estava do lado de fora da base científica quando o terremoto ocorreu. “Foi bem rápido, durou alguns segundos apenas”, disse.
Comentários