Diretor-geral do Google é detido pela Polícia Federal


A Polícia Federal (PF) deteve nesta quarta-feira o diretor-geral da Google no Brasil, Fábio José Coelho. O executivo foi detido por determinação do juiz Flávio Saad Perón, da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande (MS), por descumprir a ordem judicial de retirar do Youtube, controlado pela Google, um vídeo considerado ofensivo a um candidato do Mato Grosso do Sul.

O vídeo em questão acusa de crimes Alcides Bernal (PP), candidato a prefeito de Campo Grande. O original foi postado em 29 de agosto, mas já não é mais encontrado pela busca da ferramenta online de vídeos. Uma cópia, postada na segunda-feira, tem mais de 1,2 mil visualizações.

Em nota, a PF confirmou a detenção de Coelho, mas afirmou que ele será liberado ainda hoje, já que trata-se de um “crime menor potencial ofensivo” (desobediência previsto no Código Eleitoral, com pena de até um ano de detenção). De acordo com a polícia, seria lavrado um “termo circunstanciado de ocorrência” e o executivo seria liberado depois de prestar depoimento.




Comentários