O grupo do candidato Júlio César trouxe à redação do Jornal de Hoje, ontem, o resultado uma pesquisa do instituto de pesquisas Agorasei, que é bastante desconhecido do público, porém bastante conhecido pela justiça eleitoral. É que o Agorasei, instituto de Caicó/RN, respondeu a processos na Justiça Eleitoral, que se encontram arquivados. Por esse mesmo motivo, será processado novamente, agora em Ceará Mirim, pela Coligação Ceará Mirim Melhor. A pesquisa apresentada ontem pelo instituto Agorasei mostrou claramente a intenção de colocar em dúvida o desempenho da candidata da coligação Ceará Mirim Melhor, Edinólia Melo.
De acordo com partidários da candidata Edinólia Melo, alguns fatos que deixariam clara a má intenção do instituto Agorasei: “Toda pesquisa registrada deve constar o nome do contratante. A pesquisa tenta demonstrar que o candidato Júlio César cresceu, como não há nenhuma pesquisa oficial registrada e divulgada anteriormente desde as convenções, não há como fazer esse comparativo entre os candidatos. A pesquisa apresenta no relatório empate absoluto entre os candidatos. De acordo com a lei eleitoral, havendo empate na contagem de votos, a vitória é do candidato com maior idade”.
De acordo com a coligação Ceará Mirim Melhor, não há pesquisa alguma que mostre a queda da candidata Edinólia Melo de 50 para 28 pontos, o que a pesquisa demonstra é um crescimento para 28 pontos, conforme pesquisas dos institutos Start e Agorasei, ambas registradas no TRE e publicadas n’o jornal de hoje.
Em função das suspeitas que pairam sobre o instituto caicoense, a Coligação Ceará Mirim Melhor, da candidata Edinólia Melo, vai entrar na justiça solicitando a proibição dessa pesquisa, “pois a mesma deixa claro que a única intenção da pesquisa é confundir o eleitor, ajudando o candidato Júlio. Além da proibição da sua repercussão em palanques, programas de rádio, jornais e inserções de propaganda no rádio, a coligação vai requerer a aplicação de todos os rigores da lei”.
Comentários
Interessante que Julio Cesar divulgava a pesquisa como o nome "Agorasei/jornal de hoje", como se o Jornal de Hoje fosse o contratante.