Apagão deixou todo o RN sem energia por 3 horas


O Nordeste do país viveu mais um apagão na madrugada desta sexta-feira (26). Foram atingidos os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.

E assim como em outras cidades da região, a capital potiguar também ficou às escuras. A falta de energia começou pouco depois das 23h desta quinta (25), sendo restabelecida por volta das 2h40 desta sexta, horário local. Essa foi a segunda vez, em pouco mais de um mês, que a região Nordeste foi afetada por um apagão. O último aconteceu no dia 22 de setembro.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico, em Brasília, confirmou que a falha na distribuição atingiu todo o Nordeste, parte da região Norte e ainda Centro-Oeste do país. Contudo, não soube dizer ainda a causa do desligamento das linhas de transmissão.

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que a interrupção de energia afetou todos os 167 municípios potiguares. A ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 23h14 (horário local), da quinta-feira (25). No Rio Grande do Norte, o ONS autorizou a recomposição gradativa das cargas por volta das 2h45 desta sexta-feira (26). A Cosern aguarda o as informações sobre as causas da ocorrência que serão enviadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Uma equipe de reportagem da Inter TV Cabugi foi às ruas e flagrou cenas de transtorno e confusão. Nas imagens gravadas na BR-101, na saída da cidade, só foi possível ver os faróis dos veículos. Um motorista se confundiu e, já em cima do viaduto que da acesso ao bairro de Ponta Negra, começou a trafegar pela contramão.

Na principal delegacia da zona Sul, os policiais civis tiveram que parar as atividades. Eles ligaram os faróis da viatura para ter algum tipo de iluminação. No lado de dentro da DP, o bom e velho lampião foi quem clareou o ambiente. Não foi possível autuar em flagrante um dos detidos da noite, que acabou dormindo no escuro da cela.

Do alto da ponte que dá acesso à zona Norte, a quantidade de luzes acesas era pequena. Somente locais com gerador de energia elétrica permaneciam iluminados.


Comentários