A falta de um planejamento estratégico voltado para o fomento do turismo potiguar e a escassez de recursos governamentais para investimentos em divulgação, promoção e marketing do Rio Grande do Norte como destino turístico, já trazem como resultado o declínio da antes pujante “Cidade do Sol” no ranking das cidades mais procuradas pelos turistas para os seus momentos de lazer e férias. Para o feriadão do Dia da Criança, Natal ocupa um pálido 7º lugar entre os destinos procurados pelos brasileiros.
No passado não tão distante (há cerca de três anos), Natal ocupava o segundo lugar entre os destinos mais vendidos pela operadora CVC, na época importante termômetro de avaliação, já que detinha cerca de 60% do mercado emissivo nacional.
Naquela ocasião, a capital do Rio Grande do Norte perdia apenas, como destino turístico, para Porto Seguro, na Bahia, que detinha o primeiro lugar. Outros destinos turísticos da região, como Fortaleza, Recife e até mesmo Salvador, ficavam aquém de Natal na preferência do turista.
Hoje, dentro de uma realidade que envolve a falta de investimento no setor e a deteriorização da cidade e dos seus atrativos turísticos, como a Praia de Ponta Negra, Natal já não encanta e atrai os visitantes com a mesma intensidade.
Recente levantamento divulgado pela Secretária de Turismo de Recife, com base no site de buscas de viagens Mundi (www.mundi.com.br), a capital pernambucana destaca-se como o segundo destino preferencial para ser visitado pelos brasileiros no feriadão de 12 de outubro.
A pesquisa contemplou apenas as buscas por passagens aéreas, realizadas entre junho e setembro pelos internautas. O Recife teve um índice de 9,27% e o primeiro lugar ficou com São Paulo com 11,04%. O Nordeste esteve no topo da preferência no ranking dos dez mais procurados.
De acordo com o levantamento, Natal encontra-se em sétimo lugar, perdendo, na região, para Fortaleza, Salvador, e, inclusive, para João Pessoa.
Ao contrário de Natal, Recife vem investindo maciçamente na captação de turistas, que contam na capital de Pernambuco com uma boa infraestrutura de atendimento, já a partir do desembarque no Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes-Gilberto Freyre.
Lá eles poderão consultar as vagas disponíveis nos meios de hospedagem no Centro de Atendimento ao Turista com o Balcão de Disponibilidade, que funcionará com equipe ampliada.
Comentários