O fracasso da TV Digital


Com a proposta inicial de desligar o sinal analógico de vez em 2016 o governo brasileiro já começa a prolongar as datas, como toda obra que o governo ‘toca’.

Para 2013 planeja-se começar os testes para o apagão do sinal analógico. A ideia é fazer um “apagão piloto”, que vai interromper as transmissões não digitais de televisão em algumas pequenas cidades ao longo de 2013, após a realização da Copa das Confederações.

Os testes tem como ideal averiguar o quanto a população brasileira esta preparada para tal evento. No começo se acreditava que em 2016 todas as emissoras de TV tivessem toda a sua programação em alta definição e que todas as TVs do país fossem adaptadas para a recepção de imagens em Alta Resolução – HD.

Como já noticiamos, os diretores da emissora de TV já pediram ao Ministério da Comunicação que prorrogue o prazo de 2016, principalmente em algumas regiões mais pobres em investimentos das emissoras.

No entanto, o que se vê é uma lenta adaptação. A população não se mostrou interessada em investir nos ainda caros conversores e as emissoras de TV ainda exibem boa parte de sua programação em sinal analógico. E do conteúdo em HD que as emissoras exibem, verifica-se que a qualidade ainda passa longe do ideal, o que mostra que ainda não se tem o domínio da tecnologia.


Comentários