Prefeito Peixoto está em Maceió participando de oficina sobre Saneamento Básico


PREFEITO ANTÔNIO PEIXOTO ENCONTRA-SE EM MACEIÓ PARTICIPANDO DE OFICINA SOBRE SANEAMENTO BÁSICO
O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR, encontra-se em Maceió-AL, participando de uma oficina sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico.
O evento, que teve início nesta segunda-feira 28/01 vai até o dia 1º de fevereiro, próxima sexta-feira, e está sendo promovido pela ASSEMAE e FUNASA contando ainda com o apoio da Superintendência Estadual da FUNASA em Alagoas.
A oficina está sendo realizada na sede da Associação dos Municípios Alagoanos-AMA, situada na Av. Dom Antônio Brandão, 218, no bairro Farol.
Acompanham o prefeito de Ceará-Mirim no evento, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos-SAAE, Eberton Ferreira e a contadora da autarquia municipal, Mágna Santos de Melo.
O encontro é voltado para gestores e técnicos dos serviços de saneamento e gestores da FUNASA que serão capacitados para elaborar e gerir os planos municipais de suas cidades de origem.
Além disso, serão abordados os princípios e elementos para a realização do Plano Municipal de Saneamento Básico, sendo apresentado o termo de referência para a contratação e realização do Plano e procedimentos relativos a convênio a ser firmado com a FUNASA.
A OFICINA
A oficina apresenta, entre outros assuntos, estudo dos aspectos legais da política e do Plano Municipal de Saneamento Básico, metodologias e planejamento estratégico, comunicação e mobilização social, elaboração, aprovação, implantação e revisão do plano municipal.
Grupo de discussão sobre a necessidade de interação entre as demais políticas do município e dos planos diretores, de habitação, também serão abordados.
Neste mesmo sentido, os participantes receberão orientações sobre a formação dos grupos de trabalho, plano de mobilização social, diagnóstico técnico-participativo dos quatro componentes chave do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.
O objetivo desta oficina é aumentar o número de profissionais capacitados em elaborar os Planos para que atendam a demanda de seus municípios.
O curso possui 32 horas/aula, é totalmente gratuito e foram reservadas somente 50 vagas.


Jorge Moreira


Comentários