Dia 22 de fevereiro. Essa data deveria estar grifada em todos os calendários, marcada em todas as agendas e ser devidamente reconhecida como feriado nacional. É que foi no dia 22 de fevereiro de 1988 – há exatos 25 anos – que estreavam na Rede Manchete os programas Jaspion e Changeman!
Na real as duas séries surgiram como uma tacada de um canal que tentou ser grande, não conseguiu e apostou em algo que, na época, ninguém dava bola: as produções japonesas. Esses dois tokusatsus, que já tinha sido lançados em VHS em 1986 pela Everest Video, acabaram não só salvando o canal do Adolpho Bloch por um bom tempo, como também comandaram a invasão japonesa que veio a seguir. Se tivemos depois Kamen Rider Black, Flashman, Jiraiya, Os Cavaleiros do Zodíaco e até a Patrine exibidos na TV brasileiro, foi tudo culpa daquele dia 22 de fevereiro.
Foi também por causa daquele dia que eu, você e tantas outras crianças tivemos infâncias sensacionais, povoadas por monstros de roupa de borracha, lutas coreografas e de cenas da pedreira da Toei.
E não é só. Até a Angélica deve um pouco de seu sucesso a Jaspion e Changeman, afinal as duas séries estrearam no Clube da Criança, o programa que a Loira da Pinta apresentava.
O mundo mudou bastante nesses 25 anos. A Angélica saiu da Manchete em 1993 e hoje é casada com aquele cara narigudo. A distribuidora Everest Video foi para o limbo na mesma época, enquanto a Manchete foi extinta em 1999. Tokusatsus japoneses tem pouco espaço na nossa TV atual, apesar dos animês irem muito bem.
É, deu um pouco de saudade daqueles tempos… Pelo menos hoje existe aquele negócio chamado internet.
Comentários