O Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, unidade da Secretaria de Assistência Social de Ceará-Mirim, desenvolveu uma programação para homenagear as mulheres, ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 deste mês de março.
As atividades aconteceram das 8h às 11h no espaço da Academia da terceira idade instalada no Parque da Cidade, próximo ao Hospital Municipal Dr. Percílio Alves.
O evento foi gratuito e realizado com o apoio dos demais programas sociais da Semthas.
De acordo com Joana D'arc Varela, coordenadora do CREAS, o evento foi realizado com o objetivo de desenvolver atividades recreativas, oportunizando o atendimento de forma diferenciada e continuada, visando promover a integração e a socialização das mulheres, potencializando a sua autonomia, bem como propiciando a promoção da cidadania e o resgate de sua auto-estima, além de fortalecer o vínculo das mulheres com a equipe técnica do serviço.
A programação constou de distribuição de panfletos informativos no que diz respeito aos direitos da mulher, caminhada, atividades físicas, verificação de pressão arterial, palestra, danças, entretenimento, entre outras ações.
ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA
Desde o início do ano de 2009 o CREAS passou a atender a mulher vítima de violência diante do atendimento a violação de direitos. O trabalho é embasado pelo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, referendado na 2ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres realizada em 2001, considerando a Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha - que traz em seu conteúdo, que à toda mulher serão asseguradas as condições para o exercício efetivo dos direitos, cabendo ao poder público desenvolver políticas que garantam os direitos humanos no âmbito das relações domésticas e familiares, além dos princípios e as diretrizes previstos na Lei 8.742, de 07 de dezembro de 1993, Lei Orgânica da Assistência Social.
Diante da realidade mundial em que as mulheres vêm se destacando, e muitas delas são chefes de família, o município de Ceará-Mirim vem buscando se qualificar e ampliar as Políticas Públicas referentes ao atendimento da mulher, inclusive quanto à questão de violência.
CONHEÇA O CREAS
O CREAS é uma unidade pública responsável pela oferta de serviços especializados de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
A equipe trabalha no combate ao enfrentamento de todo tipo de violência, assegurando proteção social, especial e promoção aos direitos na preservação das integridades física, mental e social.
Compete ao CREAS reagir aos casos de violação de direitos e lidar com as situações de vulnerabilidade social, sempre buscando preservar e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, bem como a capacidade protetiva e a socialização dos seus membros.
Em Ceará-Mirim, o CREAS está instalado à rua Dr. José Augusto Meira, 42 - próximo à Praça Edgar de Gouveia Varela (Praça Cinco Bocas).
Comentários