Essa vai do jeito que Lauro Jardim redigiu na coluna Radar, da Vejaonline. Se há um tipo de pesquisa que mexe com a emoção do brasileiro, tanto quanto uma pesquisa eleitoral para presidente da República, é aquela que mede a popularidade dos clubes de futebol. Hoje, uma nova sondagem, que será divulgada no início da tarde, alimentará a velha discussão.
A pesquisa conduzida pela Pluri Stochos, empresa especializada no mercado esportivo, ratificou que o clube mais popular do Brasil continua sendo o Flamengo.
O Corinthians, apesar da Libertadores e do Mundial 2012, mantém-se na vice deste ranking. Mas a diferença é pequena, o que pode alimentar a esperança da maior torcida de São Paulo se transformar na maior do Brasil um dia.
Aos números: o Flamengo conta com a preferência de 16,8% dos brasileiros, contra 14,6% dos que torcem pelo Corinthians. Abaixo da dupla, estão o São Paulo, o Vasco e o Palmeiras.
À frente até do Flamengo aparece um impressionante fatia de 21% de brasileiros que não tem preferência por qualquer clube de futebol.
A pesquisa ouviu, entre novembro e fevereiro, 21 049 pessoas de 146 municípios em todos os 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal. A margem de erro é de 0,7%.
Comentários