Que fim levaram algumas marcas e produtos da sua infância?

Muitas vezes, coisas de nosso cotidiano simplesmente desaparecem e nem sequer percebemos, é o caso de muitas marcas que vemos durante nossa infância e adolescência, mas que simplesmente sumiram com o tempo. São lojas, bancos, produtos, canais de televisão, etc… Afinal de contas, que fim levou estas marcas?

Kolynos


A Kolynos foi uma das marcas de creme dental e escova de dentes mais famosas do Brasil. A marca desapareceu em 1997, após ser vendida para a Colgate-Palmolive, e foi substituída pelo creme dental Sorriso.

Mirinda


Mirinda (“maravilha” em esperanto) foi um refrigerante de sabor laranja da Pepsi. O mesmo foi gradativamente retirado do mercado brasileiro, e por completo, no ano de 1997, quando foi substituída plenamente pela Sukita (que já existia no Brasil desde 1976).

Arapuã


A Arapuã já foi a maior varejista de eletrodomésticos do Brasil. Devido a graves problemas financeiros pediu concordata em 1998, e em 2003 a justiça decretou sua falência pela primeira vez, mas a defesa da empresa entrou com um recurso e o caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Depois de seis anos, em março de 2009, o STJ finalmente decretou a falência da Arapuã, mas acionaram novamente a justiça, onde seu pedido de recuperação judicial foi aceito.

Mesbla


Mesbla S.A foi uma grande cadeia de lojas brasileira. Em 1996, teve uma série de problemas financeiros, então em 1997 pediu concordata e teve sua falência decretada em julho de 1999.

Banco Bamerindus


“O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa! É a poupança Bamerindus… dus, dus, dus”. Quem não se lembra deste jingle?

Em 1994, o Bamerindus entrou em dificuldades e acabou entrando no PROER (um programa do governo que visava recuperar instituições financeiras que estavam com graves problemas de caixa).

Depois, em 1997, houve a intervenção pelo Banco Central, onde parte do banco foi incorporada pelo HSBC, com uma compra simbólica no valor de R$ 1 (um real), e a outra parte pelo Banco Central.

COMERCIAL DA POUPANÇA BAMERINDUS



Unibanco


Em 2008, Itaú e Unibanco anunciaram a fusão das operações financeiras. Devido ao processo de fusão, as agências do Unibanco foram recebendo aos poucos as características "Itaú" até o final de 2010, quando a marca “Unibanco” deixou definitivamente de ser utilizada em agências físicas, os clientes foram migrados para a plataforma Itaú e todas as empresas do conglomerado passaram a trabalhar com marcas e características deste.

Rede Manchete


A Rede Manchete foi uma rede de televisão brasileira, que marcou a infância de muitos de nós, com uma imensa gama de seriados e desenhos japoneses, como Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, Jiraya, Jaspion, Changeman, entre muitos outros.

Ela também produziu diversas novelas como Xica da Silva, Mandacaru, Tocaia Grande, Ana Raio & Zé Trovão e Pantanal, a primeira novela de outro canal a bater a audiência da Rede Globo, ultrapassando frequentemente a marca de 45 pontos de audiência, muito além do esperado. Seu sucesso foi tanto que fez a Globo esticar a novela das oito (Rainha da Sucata) para que os telespectadores não mudassem de canal, e lançar uma novela com os maiores nomes da casa (Araponga) para competir no mesmo horário, tirando do ar programas consagrados daquela faixa de horário, como o TV Pirata.

Ironicamente, a abertura da emissora em 1983, dizia ser “A Televisão do ano 2000″, entretanto ela saiu do ar  em 10 de maio de 1999, faltando sete meses para chegar ao ano 2000. Foi comprada pela produtora TV Ômega, de Amílcare Dallevo, após graves dificuldades financeiras.

Em novembro de 2007, a TV Pampa (ex-retransmissora da Manchete no RS) ganhou um processo encaminhado em 1997, sendo presenteada com o direito de usar a denominação TV Manchete (da extinta rede de televisão Manchete).

O vídeo abaixo mostra o exato momento em que a Manchete saiu do ar, dando lugar a Rede TV!, confira:

Comentários