Técnicos da Emater-RN realizaram na manhã desta terça-feira 30/04 uma oficina no plenário na Câmara de vereadores sobre o Programa Compra Direta.
A oficina contemplou os responsáveis pela operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA (Compra Direta), agricultores familiares e instituições que serão beneficiadas com o programa em Ceará-Mirim.
De acordo com a coordenadora da regional Mato Grande, da Emater-RN, a veterinária Rose Cléa, a oficina tem o objetivo de capacitar os agricultores familiares que fornecerão alimentos e carne para o programa, bem como os responsáveis pelo programa, quanto à nova forma de funcionamento do PAA (Compra Direta).
Durante a oficina, os fornecedores do programa foram orientados sobre como garantir a higiene e uma boa qualidade dos produtos, dicas de como ter todo um cuidado para servir produtos de qualidade, e sobre os critérios para o fornecimento.
Já os operacionalizadores do programa foram orientados a revisar planilhas de produtos, produtores e entidades beneficiadas com a doação de alimentos.
No próximo dia 07/05 a Prefeitura de Ceará-Mirim fará a abertura oficial do Programa de Aquisição de Alimentos (Compra Direta) num prédio localizado na Praça Cinco Bocas ao lado do Centro de Referência de Assistência Social-CREAS.
Até lá, os técnicos já estarão prontos para iniciar os trabalhos.
VISTORIA
Na última quinta-feira 25/04, uma equipe de técnicos da Emater-RN, veio a Ceará-Mirim, com o objetivo de fazer uma vistoria no prédio onde vai funcionar o Compra Direta.
Na ocasião, eles estiveram no local por mais de uma hora acompanhados do secretário adjunto da Semthas, Poty Barros, da coordenadora de projetos Lourdes Ferreira e da coordenadora do PAA, Antônia Maria.
A equipe da Emater, após conhecer as instalações do local, aprovaram e liberaram o estabelecimento para o funcionamento do Programa.
COMPRA DIRETA
O programa é executado pelo Governo do Estado, através da Emater-RN, financiado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, com contrapartida do Governo estadual e em parceria com a Prefeitura de Ceará-Mirim.
OBJETIVO
O objetivo do programa é garantir o acesso aos alimentos em quantidade e qualidade às populações em situação de insegurança alimentar, criando um canal formal para a comercialização da produção da agricultura familiar.
Os produtos são comprados dos agricultores por um preço justo e destinados para a alimentação de escolas públicas, creches, entidades de apoio aos idosos, hospital e demais instituições de assistência social.
Comentários