Aberta a Semana de Combate a Exploração Sexual Infanto-juvenil em Ceará-Mirim


CONTRA O ABUSO SEXUAL
PREFEITURA INICIA SEMANA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A Prefeitura de Ceará-Mirim deu início nesta segunda-feira 13/05 a Semana alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
As atividades estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social-Semthas, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, com a participação do CRAS Urbano e Rural; CREAS; PETI; PROJOVEM, Escolas Municipais entre outros órgãos do governo.
Nesta segunda-feira 13/05 a Agenda Municipal da Campanha "Faça Bonito, Proteja nossas Crianças e Adolescentes", promoveu na abertura da semana, uma mesa redonda de debates, composta por diversas autoridades sociais, entre elas, o prefeito de Ceará-Mirim Antônio Peixoto, o juiz da 2ª Vara da Comarca de Ceará-Mirim Cleudson de Araújo Vale, os promotores públicos Leonardo Dantas e Ivanaldo Soares, a psicóloga natalense Tatiane Michone além de outras autoridades.
Em Ceará-Mirim, o CREAS está preparado para atender crianças e adolescentes que por ventura venham a sofrer abuso ou exploração sexual, com acompanhamento psicossocial, além de visitas às famílias afetadas. "Estamos conscientizando a população sobre a importância de denunciar esse tipo de crime", explica a secretária de Assistência Social do município Ozeny Fernandes.
Também participaram do encontro os vereadores Renato Martins-DEM (Presidente da Câmara); Luciano Morais-PR (Líder do governo na Câmara); Manoel Vieira dos Santos-PTB (Nequinho); a secretária de Defesa Social Aretuza Kaline, Poty Barros, secretário adjunto da Semthas; todos os programas sociais da Semthas, Luiza Moreira chefe de gabinete, entre outras autoridades e representantes de entidades e instituições.
O prefeito Antônio Peixoto, salientou que as ações ora desenvolvidas são de extrema importância para alertar a população sobre este crime.
Para ele, esse problema é pertinente a todos, e a sociedade precisa entender que cada cidadão pode fazer algo em defesa das nossas crianças e adolescentes, uma vez que não podemos e nem devemos ficarmos omissos. "A gente tem que tomar postura e fazer alguma coisa, tornando com que nossas crianças e adolescentes possam sentir-se protegidos", frisa o prefeito Antônio Peixoto.
POR QUE 18 DE MAIO?
A data é uma lembrança à toda sociedade brasileira sobre a menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos de idade, sequestrada em 18 de maio de 1973, quando foi drogada, espancada, estuprada de morta por membros de uma tradicional família Capixaba.
Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, mas poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o fato ocorrido.
O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
A Lei Nº 9.970 institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-juvenil". Deste então,  a sociedade civil em defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promove atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência Sexual.
DENÚNCIA
Para denunciar este crime, ligue para o Disque 100, ou procure o CREAS órgão da Secretaria de Assistência Social, que funciona na rua Dr. José Augusto Meira na Praça Cinco Bocas; ou Conselho Tutelar, instalado no Fórum Desembargador Virgílio Dantas de Ceará-Mirim.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
Segunda-Feira (13/05): Mesa Redonda de Debates "18 de Maio - Competências e Articulações. 8h na Estação Cultural.
Terça-Feira (14/05): Audiência Pública. 15h na Câmara Municipal.
15 a 18 de Maio: Caravana Escolar "Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes.
29/05: Culminância do projeto: 18 de maio - Esquecer é permitir, lembrar é combater. Garantir a proteção é combater a impunidade. 8h às 12h Praça da Intendência em frente à Câmara Municipal.

Comentários