Um asteroide deve passar bem próximo da Terra nesta sexta-feira (31), às 5h59 da tarde, no horário de Brasília. Ele passa a cerca de 5 milhões de quilômetros do planeta — distância que é considerada pequena nos padrões da astronomia.
Telescópios vão ser usados na observação da trajetória, que, segundo os especialistas, não deve afetar a Terra.Essa será a menor distância que o asteroide, o 1998 QE2, ficará da Terra pelo menos nos últimos dois séculos.
Segundo a Nasa, o 1998 QE2 não desperta muito interesse para astrônomos e cientistas que pesquisam asteroides considerados perigosos, mas para os que trabalham com astronomia de radar e têm um telescópio de pelo menos 70 metros à disposição.
O asteroide 1998 QE2 foi descoberto em agosto de 1998 por astrônomos do projeto Linear (Lincoln Near-Earth Asteroid Research), do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). O nome do asteroide vem da organização Centro de Planetas Menores, em Cambridge, que o nomeia de acordo com um sistema alfanumérico que demonstra a data em que o corpo celeste foi descoberto.
Comentários