Implantado o PAA em Ceará-Mirim



AGRICULTURA
EM CEARÁ-MIRIM O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS É IMPLANTADO E ESTIMULA A AGRICULTURA FAMILIAR DE QUASE 30 AGRICULTORES DO MUNICÍPIO
A Prefeitura de Ceará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social-Semthas, em parceria com a Emater-RN e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, inaugurou na última terça-feira 07/05 a Central do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, na modalidade Compra Direta Local.
O PAA consiste na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar ou suas organizações.
O objetivo é a formação de estoques estratégicos de alimentos e a distribuição deles à população de maior vulnerabilidade social e alimentar, por meio de entidades como, abrigos de idosos, hospital, creches, escolas públicas, PETI, Ongs, entre outras.
Durante a solenidade de inauguração, estiveram presentes autoridades políticas e religiosas, vereadores, secretários municipais, agricultores familiares, entidades beneficiadas, além de representantes da Regional Mato Grande da Emater-RN, como Ivanaldo Pessoa representando a direção da instituição de extensão rural e Kize Arachelli, também da regional da Emater, e o povo em geral.
Antes da entrega oficial, feita pelo prefeito Antônio Peixoto, as instalações do PAA receberam as bênçãos, celebradas pelo Pe. Bianor de Lima Júnior, administrador paroquial de Ceará-Mirim.
"A participação da agricultura familiar de Ceará-Mirim neste canal de comercialização é uma grande oportunidade local, que repercute de modo especial nesse processo de abastecimento à essas entidades beneficiadas que merecem toda a nossa atenção", disse o prefeito Antônio Peixoto, destacando o empenho de toda a equipe da Semthas e da Emater para que o programa pudesse ser implementado em Ceará-Mirim.
Até o final do mês de junho próximo, o programa já tem recursos da ordem de R$ 90 mil garantidos, beneficiando 28 agricultores familiares cadastrados pela Emater e sete instituições socioassistenciais.
Desta forma, os trabalhadores e trabalhadoras de agricultura familiar em Ceará-Mirim, melhoram a qualidade de vida de suas famílias com a renda obtida a partir da inserção no programa.
O grupo de 28 produtores fornecem ao programa produtos como, banana, mamão, acerola, mangaba, goiaba, melancia, gerimun, maracujá, mandioca, batata doce, carnes, galinhas, entre outros.
O PROGRAMA
O Programa, é executado pelo governo do Estado, através da Emater-RN, financiado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome-MDS, e em parceria com a Prefeitura de Ceará-Mirim por meio da Semthas.
O funcionamento do local atende uma dinâmica especial, na qual ocorre a compra direta dos produtos aos agricultores familiares e a consequente distribuição.
O PAA promove o acesso das populações em situação de insegurança alimentar a alimentos e a inclusão social e econômica no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Comentários