Se já é uma dura realidade os casos fistícios de tráfico humano retratados na novela das 21h da Rede Globo, no DF casos semelhantes foram descobertos pela Polícia Federal através da Operação Liberdade. No início da tarde de hoje a PF apresentou um caso em que uma quadrilha de Bagladesh foi detida por atrair pessoas com falsas promessas de emprego no Brasil, com salários acima da média dos praticados no país bengalis.
A chegada dos imigrantes no Brasil era cercada de cuidados para que nada fosse descoberto. As pessoas saiam do país de origem e desembarcavam nas regiões de fronteira com o Brasil, como a Guiana Francesa, Bolívia e Peru. Chegando nestes locais a entrada por aqui era mais fácil e menos burocrática.
As pessoas traficadas trabalhavam em regime de escravidão em várias cidades, inclusive no Distrito Federal. Segundo a PF, o grupo cobrava até US$ 10 mil pela imigração ilegal. As buscas por suspeitos de aliciamento e por pessoas traficadas segue na condução da Polícia Federal e deve durar pelos próximos dias.
Blog do BG
Comentários