Um novo malware foi descoberto no Facebook. O Dorkbot infecta usuários por meio do chat da rede social. Ele é capaz de se autorreplicar, e consegue espionar as atividades realizadas pelas vítimas durante a navegação além de roubar informações pessoais. O vírus já foi identificado circulando em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Índia, Reino Unido, Turquia e Romênia.
O Dorkbot finge ser um arquivo de imagem, mas na verdade é um programa que instala um código malicioso na máquina da vítima quando ela tenta abrir o programa. As ameaças foram identificadas sendo hospedadas no MediaFire, empresa que após tomar conhecimento divulgou que iniciou as medidas para removê-las.
Os arquivos trazem a extensão .jpg.exe e .bmp.exe, o que pode causar confusão entre os internautas. O malware ainda consegue ser espalhado via USB.
É recomendável evitar clicar em links suspeitos recebidos pelo chat do Facebook ou redes como o IRC. Caso algum conhecido envie URLs, verifique a autenticidade com os mesmos antes de abrir.
Comentários