Ceará-Mirim realiza Conferência de Desenvolvimento Sustentável

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM REALIZA CONFERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realiza nesta quinta-feira 18/07 a sua Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, em parceria com a Comissão Organizadora Territorial do Mato Grande-COT.
Será a partir das 8h30 no auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural de Ceará-Mirim.
O principal objetivo do evento é trazer para o debate, o poder público e a sociedade civil organizada, incluindo também os produtores rurais. Na ocasião serão debatidas estratégias relacionadas com o desenvolvimento rural sustentável e solidário com os eixos da 2ª Conferência Nacional, que objetiva a construção, de forma participativa de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário-PNDRSS, na qual estarão envolvidas representações das esferas de governo federal, distrital, estadual e municipal, bem como a sociedade civil organizada.
O secretário de agricultura e abastecimento de Ceará-Mirim, Francisco Navegantes, destaca a importância que a conferência tem para o município e para os produtores, que em pé de igualdade terão a oportunidade de debaterem o que melhor se adequa para a região, e ao mesmo tempo, juntos, encaminharem as propostas aos órgãos superiores.
O prefeito Antônio Peixoto tem essa mesma perspectiva, e diz que a conferência é de fundamental importância para o município e para os produtores, vez que, juntos o grupo se torna mais forte no sentido de reivindicar dos governos estadual e federal.
A conferência, entre outros eixos, traz para o debate, o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil e o fortalecimento da agricultura familiar e agroecológica, bem como, reforma agrária e democratização do acesso a terra e aos recursos naturais.
Outros temas que também deverão entrar em discussão, trata-se da abordagem territorial como estratégia e desenvolvimento rural e a promoção a qualidade de vida, assim como gestão e participação social, autonomia das mulheres, autonomia e emancipação da juventude rural e promoção ao desenvolvimento.
De acordo com o secretário Francisco Navegantes, a Comissão Organizadora Estadual-COE, constituída a partir do CEDRUS, planejou a realização de 10 Conferências Territoriais e uma Estadual. A estimativa é a de que essas conferências elejam até 400 propostas e uma média de 200 delegados e delegadas para a Conferência Estadual.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentáve-CONDRAF, promove a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - 2ª CNDRSS, em um amplo processo de participação, que ocorre de abril a dezembro deste ano de 2013.

Comentários