Ceará-Mirim sedia Conferência de Desenvolvimento Sustentável


DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
CEARÁ-MIRIM REALIZA CONFERÊNCIA TERRITORIAL SOBRE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Ceará-Mirim sediou nesta quinta-feira 18/07 a 9ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Região Mato Grande, em parceria com a Comissão Organizadora Territorial do Mato Grande-COT.
O evento teve como local o auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural, das 8h às 17h.
Na oportunidade foram discutidas políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar, inclusão produtiva e o fortalecimento dos territórios.
A conferência discutiu quatro pontos temáticos que nortearam as seguintes discussões: 1) Desenvolvimento Sócioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecológica; 2) Reforma Agrária e Democratização do Acesso à Terra e aos Recursos Naturais; 3) Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Produção da Qualidade de Vida; 4) Gestão e Participação Social.
Também entraram transversalmente nos quatro grupos temáticos, os seguintes temas: 1) Autonomia das mulheres rurais; 2) Autonomia e emancipação da juventude rural; 3) Promoção e desenvolvimento.
Produtores e representantes dos 16 municípios que compõem o Território do Mato Grande participaram do evento: Ceará-Mirim; João Câmara; Poço Branco; Taipu, Pureza; Touros; Rio do Fogo; Maxaranguape, São Miguel do Gostoso; São Bento do Norte, Caiçara do Norte; Bento Fernandes; Parazinho; Jandaíra, Jardim de Angicos e Pedra Grande.
MAIS PRESENÇAS
A Conferência também contou com a presença de Raimundo Costa, delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, que proferiu palestra de abertura sobre o tema proposto, representantes da EMATAR, INCRA, FETARN, MST, PESCA E AQUICULTURA, FETRAF, além de Otávio Ataíde representando o gabinete da deputada federal Fátima Bezerra-PT, e Prefeitura de Ceará-Mirim, através do secretário de agricultura e abastecimento, Francisco Navegantes, e a secretária-chefe de gabinete, Luiza Moreira, esta, representando o prefeito Antônio Peixoto, que encontra-se no Rio de Janeiro cumprindo agenda institucional.
Em seu discurso, Luiza Moreira deu boas vindas aos conferencistas, destacou a importância do evento para todos os municípios que compõem o Território Mato Grande, e disse, em nome do prefeito Peixoto, que Ceará-Mirim estará sempre de portas abertas para receber eventos dessa natureza.
O PÚBLICO
O público participante da Conferência foi formado por agricultores familiares, assentados, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, principalmente mulheres e jovens das seguintes comunidades rurais de Ceará-Mirim: Pedregulho, Manibu, Rosário, Matas, Mineiros, Riachão, Gravatá, além da Associação de Produtores Orgânicos de Ceará-Mirim, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município.
AS CONFERÊNCIAS
Esta foi a 9ª Conferência Territorial das 10 planejadas pela Comissão Organizadora Estadual-COE e uma estadual. A estimativa é a de que ao final, as dez conferências elejam até 400 propostas e uma média de 200 delegados e delegadas para a Conferência Estadual.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável-CONDRAF, promovem a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - 2º CNDRSS, em um amplo processo de participação, que teve início no último mês de abril e se estenderá até o mês de dezembro deste ano de 2013.

Comentários