“Conhecendo a Vila Imperial do Ceará-Mirim”, esta é a proposta que tem atraído pessoas de todas as partes interessadas em conhecer um pouco mais sobre as origens da terra dos verdes canaviais.
Lançado há quatro anos, prela prefeitura de Ceará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Turismo, o projeto visa incentivar, resgatar e promover, a Cultura e a História do Vale, que viveu o apogeu da cultura canavieira, no século passado.
No momento das comemorações alusivas aos 155 anos de Emancipação Política do Município, grande parte da programação elaborada pela administração municipal, conta com a participação do Barão de Ceará-Mirim. Caracterizado com figurino de época, o guia proporciona um dos passeios turísticos mais prazerosos do Rio Grande do Norte, com visitas a casarões e engenhos, contemplando cenários de belas paisagens.
Parte do projeto é desenvolvido no Centro Histórico da cidade, onde se concentram os pontos turísticos, dentre os quais: Palácio Antunes, (sede da Prefeitura), Mercado Público, Biblioteca Municipal Dr. José Pacheco Dantas, Rua Heráclio Villar (antiga Rua da Aurora), Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Praça Barão de Ceará-Mirim, Estação Cultural Prefeito Roberto Varela e Avenida Café Filho. Já o tradicional Roteiro dos Engenhos, passa pelo Museu Guaporé, Imburanas, Verde Nasce, Cruzeiro, Mucuripe, Engenho São Leopoldo e Banho das Escravas.
Durante o roteiro os personagens Barão Manoel Varella “Francisco José Ferreira”, Baronesa “Beatriz Souza”, Coronel José Felix “Anderson Morais” e o Coronel Dr. Manoel Varella “RaphaelSilva), seguem encenando a história e contando as lendas locais: “baleia, serpente, boi que falou na sexta-feira da paixão e a lenda de Emma”.
Segundo Francisco, guia que dá vida ao Barão, o apoio do prefeito do município Antônio Peixoto e do secretário de Turismo, Fernando Lessa tem sido essenciais para que o resgate cultural seja feito. “Estamos conseguindo manter viva a nossa história”, ressaltou.
“O grande diferencial de Ceará-Mirim é o turista ser recepcionado por um guia, caracterizado de barão. Isso não existe em lugar algum do Brasil. Sem dúvida o município possui uma riqueza cultural peculiar, uma verdadeira gama de atrativos turísticos, somados ao carisma e a hospitalidade do povo. O que não acontece em outras cidades”, destacou Mirian Rocha, consultora do Sebrae Nacional e do Ministério do Turismo, por ocasião de visita a cidade.
O roteiro é realizado o ano inteiro, mas na Semana do Município a programação é intensificada. Desde o dia 22 quando as comemorações foram abertas mais de três mil alunos da rede municipal já participaram por meio de passeios e palestras nas escolas. Em 2012, Ceará-Mirim recebeu mais de 18 mil turistas.
Comentários