Projetos na área agrícola beneficiam produtores e instituições de Ceara-Mirim

A Prefeitura de Ceará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – SEMAPE, deu início este mês à elaboração de novos projetos correspondentes ao PAA/CONAB – Compra com Doação Simultânea, para o ano de 2013.
A CONAB está disponibilizando, inicialmente, seiscentos mil reais, para adquirir produtos dos agricultores familiares espalhados nos 25 assentamentos existentes no município, considerando as agrovilas Canudos, São João Batista, Santa Águeda II e São Sebastião I. Os produtores residentes nas 55 comunidades rurais, que tiverem produtos disponíveis, também poderão vender para o PAA.
Segundo o secretário de Agricultura Francisco Navegantes, desde 2009, quando o prefeito Antônio Peixoto, iniciou a primeira gestão, a SEMAPE vem ajudando na comercialização da produção agrícola. Além de oferecer, corte de terra, sementes e outros insumos, ainda contribui na elaboração dos projetos para o PAA, através da equipe técnica composta por dois técnicos agropecuários e um médico veterinário. Todos esses serviços são ofertados de forma gratuita.
Em 2012, os números foram bastante positivos, agricultora familiar Ceará-Mirim vendeu para a CONAB quase um milhão de reais em alimentos (frutas e verduras a carne de gado bovino e suíno).  Para acessar o Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB, é preciso ter a DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF e se articular numa associação.
Navegantes informou que este ano, já foram elaborados e transmitidos á Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, seis projetos (Riachão, Nova Esperança II e III, Associação de Mulheres de Pedregulho, Associação de Produtores e Produtoras Orgânicos de Ceará-Mirim e P.A. Rosário).
“O trabalho é o nosso compromisso com o povo, na tentativa de diminuir as desigualdades socais no campo e na idade”, destacou.
Segundo Luiz Carlos Marcelino Correia, técnico agropecuário da Secretaria, a expectativa é repetir a quantidade de projetos do ano passado, quando foram conseguidos doze.
Para o prefeito Peixoto, os projetos são de extrema importância porque além de beneficiar os agricultores familiares, os produtos adquiridos pela CONAB são doados para diversas intuições espalhadas no município. ,
Um exemplo na cidade é a ACDVALE, que recebe os alimentos e distribui com mais de 100 famílias carentes dos bairros periféricos. Na zona rural o Conselho Comunitário de Matas, também recebeu os alimentos vendidos a CONAB pela Associação de Produtores e Produtoras Orgânicos de Ceará-Mirim – APPOCM e doou as pessoas mais necessitadas da comunidade.

Comentários