CÂMARA DE CEARÁ-MIRIM REALIZA AUDIÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA


Na última terça (22), foi realizada uma audiência pública na plenária da Câmara Municipal de Ceará-Mirim para tratar sobre a "segurança no município”. A proposição da audiência teve como requerente a vereadora Maria de Lourdes do Nascimento, conhecida como Lila de Otacildo (PSD). O Deputado Estadual Hermano Morais participou da cerimônia de abertura e diversas autoridades da Polícia Rodoviária, Civil e Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Defesa Social da cidade, assim como vereadores e representantes da comunidade, também fizeram o uso da tribuna para falar dos problemas, necessidades, dificuldades e preocupações da população com a Segurança Pública de Ceará-Mirim. 

Entre as principais dificuldades e necessidades apresentadas na audiência pelos expositores destacam-se a falta de estrutura e melhores condições de atendimento à população, diante do crescimento populacional e aumento da criminalidade; precariedade no sistema prisional; limitação do número de viaturas e cota de combustível; aumentar a fiscalização no trânsito e regulamentar o horário para funcionamento dos bares. A principal reivindicação apresentada no âmbito do município foi à necessidade de uma sede própria da Delegacia de Polícia Civil, e a implantação de uma Delegacia em Defesa da Mulher.

De acordo com Hermano Morais, o Estado sofre com problemas estruturais que têm atrapalhado o desempenho do trabalho de segurança pública no RN. O orçamento insuficiente e as condições precárias de trabalho são os principais fatores que dificultam o trabalho de segurança. 

A Delegacia de Ceará-Mirim funciona em casa alugada, com uma infraestrutura precária, possui apenas um delegado, que além de encontrar dificuldade em atender a vasta extensão territorial do município, também atende a população de mais dois municípios, Rio do Fogo e Taipú. 

Em suma, para resolução das questões discutidas na audiência foram apresentadas como sugestões de melhorias na Segurança Pública do município, cobrar aprovação da PEC da Segurança Pública, que destinará recursos fixos ao setor; estabelecer estratégias de melhorias nas condições de trabalho; instalação de novos postos policiais; intensificação de rondas ostensivas; aumentar o contingente militar e número de servidores na área de segurança, assim como mais viaturas; implantar a Delegacia da Mulher e também implantar políticas públicas para inibir a ação dos infratores. 

O Deputado Estadual, Hermano Morais assumiu o compromisso no sentido de transformar em requerimento na Assembléia Legislativa, as reivindicações apresentadas na audiência. “Aqueles que operam o sistema de segurança, peço que faça um relatório dessas propostas e eu me comprometo fazer um requerimento e levar à Assembléia. Essa Casa hoje está pedindo socorro em nome da população de Ceará-Mirim”, afirmou Hermano Morais, no início da audiência.

Jornalista Daiana Brandão 

Comentários