A coisa tá feia!
Nesta semana, o apóstolo Valdemiro Santiago que é o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, iniciou uma campanha para a arrecadar ao menos a bagatela de R$ 21 milhões, para pagar dívidas da igreja, porém, a maioria delas se deve especialmente ao aluguel de horário, ou melhor, no aluguel do canal 21, do Grupo Bandeirantes.
A igreja arrendou a emissora praticamente por 24 horas por dia e agora estaria com dificuldades na hora de pagar.
Além disso,Valdemiro afirma que há vários templos com aluguéis atrasados, além de atrasos no pagamento de outros horários locados em rádios e TVs pelo Brasil afora. Um especialista em igrejas, ouvido pela coluna de Ricardo Feltrin da Folha de SP, que pede para que não seja identificado, afirma que dois fatores prejudicaram substancialmente a Igreja Mundial, e que esses mesmos fatores ameaçam até a existência da linha evangélica:
O primeiro deles, seria a tentativa de crescer rápido demais e sem controle sobre a contabilidade; ou seja, a igreja contou que podia crescer mais rapidamente até que a Igreja Universal, mas confiou demais no dinheiro arrecadado com os fiéis; acontece que os fiéis (classes C e D, principalmente) já tem outras dívidas e pararam de contribuir tanto. A Igreja Mundial quis crescer mais rapidamente do que o possível.
O segundo motivo, seria a “guerra” deflagrada pela Igreja Universal contra a Mundial, no ano passado. Por meio da TV Record, a Universal exibiu reportagens que teriam prejudicado a saúde contábil da Mundial, que acabou sendo investigada pelo Ministério Público e, principalmente, pela Receita Federal. A Igreja teve até que vender propriedades, gado, se desfazer de templos, e acabou entrando em um verdadeiro gargalo financeiro. Esse gargalo está agora se apertando cada vez mais.
Com informações do colunista Ricardo Feltrin.
Comentários