O vereador Renato Martins participou da solenidade de lançamento do Projeto “RN Sustentável” realizada ontem (29), na Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo do Estado. O secretário de turismo de Ceará-Mirim, Fernando Lessa e o secretário municipal de agricultura do município, Francisco Navegantes representaram o prefeito Antônio Peixoto. Representantes dos diversos municípios do RN, autoridades políticas estaduais e municipais, assim como, presidentes de associações comunitárias, representantes do Banco Mundial, também do BNDES estiveram presentes no evento.
O RN Sustentável vai promover ações estratégicas para melhorar a qualidade dos serviços de educação, saúde e segurança pública, além de fomentar o desenvolvimento de 10 cadeias econômicas produtivas fundamentais do Estado (turismo, artesanato, fruticultura, agricultura irrigada familiar, pequenos negócios, caprinocultura, pesca, apicultura, laticínios e derivados).
“O RN Sustentável apresentado pelo governo do Estado representa um mecanismo importantíssimo para que o aparelho público estadual possa gerir com mais propriedade as demandas que tornarão o RN, uma unidade mais competitiva, mais atrativa aos investimentos e socialmente mais justa”, declarou Renato Martins, presidente do poder legislativo de Ceará-Mirim.
De acordo com o referido presidente, surge um cenário de grandes expectativas no âmbito dos municípios potiguares e Ceará-Mirim deseja que a implantação desse programa de governo possa fortalecer a agricultura familiar e a economia solidária da cidade, promover um desenvolvimento econômico e social mais justo, para melhorar os serviços públicos oferecidos à população.
"Nosso foco é fazer com que o nosso Estado, através do RN Sustentável se desenvolva economicamente e seja um Estado mais produtivo, aproveitando os potenciais de nossa terra”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.
Segundo a governadora, o Estado tem um total de 540 milhões de dólares já aprovado para receber efetivação do governo federal. “Essa é uma oportunidade que estamos tendo, que nunca tínhamos tido. O RN Sustentável vai ter essa integração com a comunidade, de acordo com a necessidade local, valorizando os filhos da terra, os moradores de cada região. Vamos ter bons frutos de desenvolvimento no RN”, ressaltou Rosalba Ciarlini.
“Implementamos o combate a pobreza por meio das associações comunitárias e meios institucionais. O governo do Estado tem se esforçado em ajudar à reduzir a pobreza por meio da agricultura familiar, para uma qualidade de vida mais saudável e produtiva”, explicou a Diretora do Banco Mundial para o Brasil, Débora Wetze, que também ressaltou a importância da inclusão produtiva das mulheres, pois juntas com os seus maridos e filhos podem contribuir com o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades. “Investir no potencial das mulheres é um beneficio para a economia”, enfatizou.
Jornalista Daiana Brandão
Comentários