Novembro Azul - Câncer de Próstata


Novembro Azul - Câncer de Próstata

Posto de Saúde Cinco Bocas promove ação preventiva

Cerca de 40 homens, com idade a partir dos 40 anos, participaram na manhã desta segunda-feira (11), de uma ação de saúde, promovida durante toda manhã, pela Unidade de Atenção Básica do bairro Cinco Bocas, centro da cidade de Ceará-Mirim.

Durante a mobilização foram desenvolvidas várias atividades com o objetivo de alertar a sociedade, mais direcionada à população masculina, quanto à importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata, dentro das comemorações alusivas ao Novembro Azul.

Segundo a enfermeira Rafaela Carla Machado Sobral, responsável pela Unidade Básica de Saúde, a Prefeitura de Ceará-Mirim por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao movimento por entender a importância de orientar os homens, que culturalmente não têm o hábito de se cuidar e por essa razão não buscam os serviços de saúde.

“Convidamos os nossos usuários para conscientizá-los da necessidade do diagnóstico precoce, e abordamos o assunto de forma ampla, de modo que não restassem dúvidas, em relação às doenças sexualmente transmissíveis, prevenção, sintomas e tratamentos”, concluiu.

A programação ofereceu atendimento médico, solicitação de exames, palestra sobre o tema, café da manhã e distribuição de panfletos informativos e preservativos.

O alerta do movimento “Novembro Azul”, a semelha-se a Campanha “Outubro Rosa”, porém, com foco nos homens, incentivando a prevenção e alertando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de Próstata.

“habitualmente, os homens se cuidam bem menos que as mulheres, e todo e qualquer o esforço que as nossas equipes de saúde fizerem para alertá-los, sobre a prevenção, é válido, quanto mais se falar sobre o assunto, é possível que mais homens, passem a dar maior importância aos cuidados com a saúde”, frisou o prefeito Antônio Peixoto, acrescentando que toda sociedade deve abraçar essa causa.

Novembro Azul: É uma Campanha que busca conscientizar os homens sobre a importância do exame de toque, somente com ele pode-se diagnosticar o Câncer de Próstata e outras doenças masculinas.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e o sexto tipo mais comum no mundo.
Ainda de acordo com o Instituto, Estima-se que 60 mil novos casos de câncer da próstata sejam diagnosticados no Brasil, em 2013, o que corresponde a um risco estimado de 62 casos novos a cada 100 mil homens.

Jhancy Richelm

Comentários