VEREADORES REALIZAM ÚLTIMA AUDIÊNCIA DE 2013




CÂMARA DE CEARÁ-MIRIM PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMUNIDADE DE COQUEIROS

O Poder Legislativo Municipal realizou na última terça-feira (17) na Escola Municipal Professor José Tito Júnior (CERU), localizada no distrito de Coqueiros, a décima segunda Audiência Pública do ano, para discutir a "Situação da Agricultura no Baixo Vale do Município de Ceará-Mirim". Essa discussão foi proposta pelo Vereador Heriberto Pereira (PSB), que convidou expositores, técnicos e autoridades na área de Agricultura, assim como representantes do Baixo Vale para tratar da importância dos rios da região, visando fomentar a produção agrícola na cidade.

"Temos um Vale extremamente rico e uma duna que filtra toda hidrografia da região. O problema da Grande Natal nós é que vamos resolver no futuro. A maior reserva de turfa marinha do Brasil está aqui em Ceará-Mirim. Também somos ricos em minérios!" enfatizou o Engenheiro Agrônomo Dr. Marcílio de Morais Dantas que abordou sobre a Bacia Hidrográfica do Vale, as potencialidades do estuário do Ceará-Mirim, falou também dos problemas constatados e apresentou soluções. 

A substituição das comportas de Estivas; isolar o canal Bandeira dos demais afluentes, através do sistema de comporta; realizar e manter o serviço de drenagem e desassoreamento de valas, canais e rios; utilizar equipamentos adequados a realização de cada serviço; criar meios de inserir o trabalhador local na realização do serviço; ter vontade político-administrativo de realizar o serviço e estabelecer uma gestão integrada intermunicipal foram as sugestões apresentadas pelo Engenheiro Agrônomo Marcílio Dantas.

Ainda estiveram presentes como expositores, o Presidente da Associação dos Agricultores Sérgio Pereira e o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Francisco dos Navegantes. Além dos expositores, agricultores, fazendeiros e moradores da região também fizeram o uso da tribuna para discutir a temática proposta e contribuíram com a discussão. 

Diante da exposição dos problemas e soluções da Bacia Hidrográfica do Vale do Ceará-Mirim esteve em pauta a necessidade de desenvolver um estudo técnico na elaboração de um projeto que viabilize realizar a drenagem dos rios e melhor aproveitar o potencial hidrográfico de Ceará-Mirim, através da Agricultura. O principal objetivo da Audiência foi de promover uma discussão para desenvolver uma economia agrícola mais eficiente na geração de emprego e renda. Assim melhorar a vida do homem do campo e consequentemente beneficiar as famílias dos agricultores cearamirinenses.

"Precisamos buscar recursos do Governo Federal. E para isso, se faz necessário que a Secretaria Municipal de Agricultura ou os órgãos competentes elaborem um projeto que ressalte a importância dos nossos rios na Agricultura local", afirmou o vereador Heriberto Pereira (PSB). 

"Precisamos fazer uma junção dos poderes, unir forças com o Governo Federal, DNOCS, IDEMA, EMATER, Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Secretaria de Estado da Agricultura para fazer a proteção das áreas permanentes e melhorar o escoamento da produção local. Nós todos juntos podemos melhorar a produção agrícola não só do Baixo Vale, como de todo Ceará-Mirim" conclamou o Secretário Municipal de Agricultura, Francisco Navegantes.

O vereador Marcos Túlio de Medeiros Tiné (PTB) falou que tem um projeto de sua autoria junto a Associação dos Agricultores tramitando no Governo Federal, que contempla a aquisição dos equipamentos necessários para a realização da drenagem dos rios de Ceará-Mirim, assim como esgotamento e manutenção da abertura dos canais. 

De acordo com o referido vereador esse projeto tem como título "Apoio ao Programa de desenvolvimento da Agricultura Familiar no município de Ceará-Mirim, através da aquisição de patrulha mecanizada destinada a manutenção da dragagem, drenagem e limpeza de margens do Rio Ceará-Mirim e seus afluentes". Visa a implementação de um eficiente programa de recuperação e revitalização dos cursos d'água da Bacia Hidrográfica do município, o que custará um investimento total de R$ 5.220.000,00 (Cinco milhões, duzentos e vinte mil reais).

Conforme o vereador Marcos Túlio o projeto é baseado em critérios técnicos, a partir de estudos e projetos adequados. Diz que além de ser uma necessidade básica irá contribuir positivamente para a melhoria de vida da população do município, principalmente para um grande número de pequenos e médios produtores rurais.

"Um vereador é uma força. Se somado a mais 12 vereadores é uma força ainda maior, que junto com o Poder Executivo torna-se uma força imbatível!". Afirmou o vereador Marcos Túlio ao apresentar o projeto encaminhado ao Governo Federal.

Já o Presidente do Poder Legislativo Municipal Renato Martins (DEM) pediu que a Assessoria Parlamentar faça e encaminhe para a bancada Estadual e Federal um documento sobre a problemática, soluções e sugestões apresentadas na Audiência.

"Vamos todos juntos lutar para que a Situação da Agricultura no Baixo Vale do Município de Ceará-Mirim tenha melhorias que beneficiem não só as famílias dos agricultores, como também toda a população cearamirinense" concluiu o Presidente Renato Martins.

Jornalista Daiana Brandão 

Comentários