Arte do Grafite mobiliza juventude
A Prefeitura da terra dos verdes canaviais, lançou no início deste ano, o Projeto Ceará-Mirim em Cores, que está mudando o cenário de praças, logradouros e espaços públicos da cidade.
A iniciativa acontece por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, tendo como principal proposta oferecer ocupação aos jovens e adolescentes, que vivem na ociosidade, em situação de risco social.
As oficinas são ministradas pelo artista plástico Fábio de Ojuara, com o apoio de outros artistas cearamirinenses que transmitem aos participantes, a arte do grafite, através das técnicas de educação artística (desenho e pintura).
Com ousadia Ojuara, costuma convidar os moradores das comunidades onde o projeto se instala, na maioria meninas e meninos, que logo se interessam pela ideia e passam a exercitar o conhecimento adquirido no momento das instruções.
Dois espaços já receberam as cores do grafite, com produções de temas livres, o Ginásio de Esportes Aderson Eloy de Almeida e a Praça do bairro São Geraldo. A segunda experiência foi realizada no último dia 14, com a produção de 30 metros de muro, em apenas três horas de trabalho envolvendo cerca de cerca de 40 jovens.
"Estamos muito satisfeitos com o resultado obtido nas duas primeiras edições, o que mostra o total interesse da juventude na ocupação ofertada", ressaltou o artista, que enfatiza a importância do apoio da gestão municipal para o sucesso do projeto.
Segundo Ojuara, o modelo de arte urbana, visto em várias partes do Brasil, e do mundo, e agora adotado pela atual administração, é interessante para o município por vários motivos: melhora o aspecto visual dos espaços públicos; transformando a estética e renovando cenários; evita a pichação; beneficia os adolescentes e valoriza o artista local.
Para o secretário, Neto Coutinho, o que mais agrada nesta iniciativa, é a interação da sociedade no zelo pelo Patrimônio Público, pois o projeto se encaixa dentro da Campanha "Cuide do Público, Preserve o
que é nosso, Cidadania um dever de todos", lançada pela Prefeitura em julho passado.
"A preservação dos bens públicos é uma preocupação do prefeito Antônio Peixoto, que tem pedido a população empenho nesta questão, pois os investimentos estão acontecendo, e mais fácil que concertar é
zelar, para que outros benefícios melhorem a vida de todos", destacou.
O projeto é contínuo e percorrerá o município colorindo ambientes da zona urbana e rural do município, com material todo custeado pela Prefeitura. Os interessados devem procura a Secretaria Municipal de Cultura, no Centro Administrativo.
Comentários