Ceará-Mirim participa efetivamente do Plano de Ajuda Mútua da Região do Mato Grande


Como forma de trabalhar a prevenção de riscos e desastres naturais, a prefeitura de Ceará-Mirim, está participando ativamente da construção do Plano de Ajuda Mutua dos municípios que correspondentes a Região do Mato Grande.
O planejamento foi iniciado em janeiro deste ano e segue percorrendo as cidades, onde existem coordenadorias municipais de Defesa Civil, que por sua vez apresentam as vulnerabilidades específicas e colaboram para a formulação do Plano.
Na terceira reunião realizada em Ceará-Mirim, na última sexta-feira (14), a Coordenadoria local, apresentou o mapeamento feito pela Secretaria de Defesa Social, em todo município, ainda no ano passado, sob o acompanhamento de uma geóloga da Secretaria Nacional de Defesa Civil, quando foram detectados fenômenos que podem ocasionar desastres naturais, enchentes, deslizamentos, erosões e abalos sísmicos, além das condições e dificuldades estruturais para dar as devidas respostas aos possíveis desastres.
Por ocasião do encontro o Coordenador Estadual da Defesa Civil, o Tenente Coronel Josenildo Acioli, orientou os representantes de cada município, sobre que aspectos o planejamento deve ser elaborado, para a efetivação do trabalho integrado.  Denominado inicialmente de PAMMGAL, o plano que está sendo montado, pretende cumprir o objetivo de proteção de Defesa Civil da Micro Região do Mato Grande e Litoral Norte, visando a cooperação técnica nas ações de prevenção, preparação e mitigação numa integração de caráter voluntário para oferecer os recursos humanos e materiais necessários disponíveis previstos nos planos.

Comentários