Dia "D" da vacinação contra gripe acontece neste sábado


IMUNIZAÇÃO
DIA"D" DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ACONTECE NESTE SÁBADO 26 DE ABRIL
Com a meta de vacinar 100% da população alvo durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que acontece até o dia 09 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Ceará-Mirim, realiza neste sábado 26/04, o Dia "D" da Vacinação, aderindo a Mobilização Nacional.
A ação acontece das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona Urbana do município: Bela Vista, Novos Tempos, Vale do Amanhecer, São Geraldo, Cinco Bocas, Nova Descoberta, Planalto e Cohab.
Durante toda a ação estarão envolvidos cerca de 80 profissionais da saúde entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, ASGs, motoristas, além de toda a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante todo o dia deste sábado 26/04, todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana estarão abertas para atender a população pertencente aos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde para  a vacinação contra a gripe, sendo que a Campanha continuará até o dia 09 de maio.
ALVO
Nesta Campanha, além dos indivíduos com 60 anos ou mais, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias pós parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
O Ministério da Saúde preconiza a vacinação de no mínimo 80% de cada grupo.
MENOS GASTOS
A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral e é um problema de saúde pública no Brasil.
De acordo com a secretária municipal de saúde de Ceará-Mirim, Elaine Bezerra, a campanha anual, realizada desde 1999, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, evita gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.
Em Ceará-Mirim, o Ministério da Saúde destinou cerca de 17 mil doses da vacina. As pessoas pertencentes aos grupos preconizados para a vacinação deverão procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, para que possam ser imunizadas.

Comentários