Programa de combate ao Glaucoma


CUIDANDO DA SAÚDE
CEARÁ-MIRIM RECEBEU QUARTA EDIÇÃO DO PROGRAMA DE COMBATE AO GLAUCOMA
Ceará-Mirim recebeu nesta terça-feira 15/04, a quarta etapa do Programa de Combate às Causas de Cegueira por Glaucoma.
O Programa, é uma iniciativa do Governo Federal, pelo qual o município de Ceará-Mirim foi contemplado, através do Ministério da Saúde.
De acordo com o Dr. Múcio Barbosa da Cunha, diretor do Centro de Saúde de Ceará-Mirim, mais de 400 pacientes já foram atendidos nas três primeiras etapas do programa, que vem ao município à cada três meses. E nesta quarta etapa, 218 pacientes passaram pelo exame oftalmológico.
Durante o atendimento, que teve início às 8h30 e término às 17 desta terça-feira 15/04, os pacientes receberam um kit composto de três a quatro colírios, nos casos que apresentaram a doença, para o tratamento. No caso de pacientes que apresentem outro tipo de doença visual, recebem o colírio e são encaminhados para tratamento específico.
O atendimento contou também com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.
"O tratamento é feito à base de colírios liberados no local do atendimento à cada três meses", esclarece Dr. Múcio Barbosa.
Já o prefeito Antônio Peixoto, destaca que com esse programa, a meta é atender toda a população que necessite desse tipo de atendimento. "Porque entendemos que muitas das nossas famílias carentes necessitam desse tipo de serviço e não têm condições de pagar consultas particulares", ressalta o prefeito de Ceará-Mirim.
O público alvo do programa visa pessoas com mais de 40 anos de idade, altos míopes, diabéticos ou hipertensos, pacientes que receberam trauma ocular ou doenças intraoculares. Lembrando que o paciente com Glaucoma deverá usar o medicamento durante toda a vida.
Casos de dona Maria das Dores Batista, do distrito de Ponta do Mato, e dona Julita Francisca de Melo, de Gameleira de Upanema, que voltaram ao programa para dar sequência ao tratamento. "Estou muito satisfeita por está fazendo esse tratamento de graça pela prefeitura, e graças a Deus estou muito bem", disse dona Maria das Dores, ao receber o kit para continuar se tratando.
GLAUCOMA
O Glaucoma é uma lesão do nervo óptico, de caráter progressivo, com perda do campo visual ou risco de cegueira caso não diagnosticado e tratado a tempo.
De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 2,4% da população de cada município são portadores do Glaucoma, sendo considerada a primeira causa da cegueira irreversível.

Comentários

Anônimo disse…
Interessante que da noite para o dia, Ceará-Mirim está mudando da água pro vinho. Será que já é o "dinheiro" das eleições ou o prefeito caiu na real.