SAAE orienta população a economizar água


CEARÁ-MIRIM
ÁGUA: UM BEM PRECIOSO
SAAE DE CEARÁ-MIRIM ORIENTA A POPULAÇÃO NO SENTIDO DE ECONOMIZAR ÁGUA
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas-ONU no dia 22 de março de 1992. A cada ano, esta data é destinada a discussão sobre diversos temas relacionados a este importante bem natural.
Em Ceará-Mirim, por que o SAAE se preocupa com a água se sabemos que dois terços do planeta é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008% do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes de água como rios, lagos e represa, está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
De acordo com o prefeito Antônio Peixoto, esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. E foi pensando exatamente nisso, que o SAAE de Ceará-Mirim, está instituindo uma campanha de orientação à população, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas no sentido de se economizar água.
E como a população pode praticar o uso racional de água em suas residências?
É muito simples, basta tomarmos algumas atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Senão vejamos:
- Em primeiro lugar, praticar o uso racional da água significa mudar hábitos e costumes seguindo os exemplos:
- Ao escovar os dentes ou fazer a barba, mantenha a torneira fechada até a hora de enxaguá-los ou lavar o rosto.
- Ao tomar banho, feche a torneira enquanto se ensaboar.
- Use uma bacia ou a cuba da pia para ensaboar pratos e talheres e só abra a torneira para enxaguá-los.
- Quando lavar roupas, junte uma quantidade suficiente para lavar de uma vez, aproveitando a capacidade total do seu tanque ou máquina de lavar.
- Aproveite a mesma água do tanque para lavar pisos e pátios.
- Lavar calçada é desperdiçar água. Você tem o mesmo resultado se usar a vassoura. Faça apenas a varrição. Recolha a sujeira varrida com uma pá e coloque no lixo. Não deixe a sujeira varrida na sarjeta ou na calçada do vizinho. Ela é fonte de poluição nos cursos d'água.
- Se você lava o carro uma vez por semana, passe a lavá-lo a cada 15 dias, usando balde ou bacia ao invés de mangueira.
- Regue as plantas e jardins logo pela manhã ou no final da tarde. Após uma chuva, suspenda a rega por dois ou três dias.
Evite jogar lixo no vaso sanitário (invólucros de produtos de higiene, absorventes, tocos de cigarro) para não aumentar desnecessariamente a frequencia das descargas. Mantenha sempre uma lixeira no banheiro.
- Procure conhecer a planta de sua casa e por onde passa os encanamentos embutidos. Nas áreas úmidas ou onde a pintura estiver descascando, pode haver vazamento. Consulte um encanador de sua confiança.
- Mantenha a bóia da caixa d'água, as válvulas de descarga e as torneiras em permanente estado de conservação, sem vazamentos.
- Acompanhe pela conta de água o volume consumido em sua casa todos os meses. multiplique o volume consumido em m3 por 1000 para obtê-lo em litros. Divida este valor por 30 dias para obter o consumo diário. Divida este resultado pelo número de pessoas que moram em sua casa para obter o consumo diário por pessoa (litro/pessoa/dia). Se este valor resultar em aproximadamente 150 litros, a sua família está praticando o uso racional de água. Parabéns.
Portanto, sugestões para economizar água não faltam. Devemos entretanto, respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Comentários

Anônimo disse…
No lugar desse racionamento que o SAAE recomenda, porque não trouxe a água que é nossa, da nossa terra, água doce, a água do Riachão, não esta água de Extremoz, salobra que causa até diarreia e muito prejuízo ao hospital Dr. Percílio Alves. Será que possuímos e não temos o direito de usar? Cadê os vereadores nesta hora? Está bem perto desse silêncio se transformar em "festinhas e farras em bares", pois a eleição já está batendo à porta e com ela viram fadadas promessas "santas" e mirabolantes, para enganar os bestas.