Ceará-Mirim: Audiência Pública debate abuso sexual infanto-juvenil





CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO JUVENIL
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE CEARÁ-MIRIM
Centenas de pessoas compareceram ao auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural de Ceará-Mirim, na tarde de terça-feira 20/05, para participar da Audiência Pública sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A iniciativa, foi uma promoção da Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social-Semtas, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, em parceria com a Câmara Municipal, e a participação dos demais órgãos da rede protetora, com a visão de sensibilizar toda a sociedade cearamirinense sobre o tema proposto.
O evento, foi parte integrante da Semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, iniciada no último domingo 18/05 com término previsto para a sexta-feira 30 de maio.
A secretária de Assistência Social, Ozeny Fernandes agradeceu a participação de toda a sociedade, bem como da população em geral que prestigiou o evento.
"É com imensa satisfação, que agradeço a presença de cada um dos senhores e das senhoras, que atenderam ao nosso convite, no sentido de poder estarmos hoje aqui, realizando essa audiência pública, com o objetivo de discutir e apresentar soluções para a problemática e o combate ao trabalho infantil, bem como, no combate a exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes no nosso município", disse a secretária Ozeny.
Presente ao evento, o prefeito Antônio Peixoto, destacou a importância da união dos órgãos competentes em defesa das crianças e adolescentes. "Temos a obrigação de sairmos em defesa dessas pessoas frágeis que precisam da nossa ajuda. Não devemos achar que só autoridades e o poder público têm essa responsabilidade. Todos nós temos esse dever e conclamo a todos no sentido de se fazer essa reflexão", frisa o prefeito de Ceará-Mirim.
Entre as atividades que já são desenvolvidas pela Semtas no combate a exploração de crianças e adolescentes, o prefeito deu destaque ao PETI, informando que a intenção é ampliá-lo no sentido de que as crianças e adolescentes possam ter mais atividades extras, bem como a conquista do Selo Unicef que está reunindo mais esforços para mantê-lo.
O Juiz Cleudson de Araújo Vale, da 2ª Vara da Comarca de Ceará-Mirim, ressaltou em sua explanação jurídica, os perigos que a sociedade, especialmente crianças e adolescentes está correndo no dia-a-dia.
Segundo ele, a audiência pública é um momento elogiável, pois alerta a sociedade para que esteja de olhos abertos no combate a esta prática criminosa contra as crianças e os adolescentes. "As questões que envolvam infância e juventude têm que estar a frente de qualquer outra questão", pontua Dr. Cleudson.
Na ocasião, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Renato Martins, que mediou o debate, disse que o Poder Legislativo abraça essa causa em defesa das crianças e adolescentes de Ceará-Mirim.
Ele aproveitou para agradecer a todos que participaram do evento, e que juntos com o Poder Público estão buscando defender as crianças e adolescentes do município, e lembrou que a Câmara jamais poderia deixar de realizar este importante evento, no qual, repudia todo e qualquer abuso e exploração contras crianças e adolescentes de Ceará-Mirim. "Quero aqui apresentar meu total repúdio à essas práticas, e me coloco a disposição para todas as ações que efetivamente venham combater crimes contra nossas crianças e adolescentes", disse o presidente da Câmara de Ceará-Mirim.
"Que Deus recompense e santifique o sacrifício de cada um aqui presente em defesa desse tema. E que esta tarde seja um momento propício à essa reflexão", disse o padre Bianor Francisco de Lima Júnior, pároco de Ceará-Mirim, ao falar em defesa das crianças e adolescentes de Ceará-Mirim.
Participaram ainda dos debates, o professor Gerinaldo Moura da Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a advogada Klébia Talita, que fez uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo CREAS em defesa de crianças e adolescentes.
Os vereadores Luciano Morais, Clécio Júnior e Franklin Marinho Júnior, também sairam em defesa das crianças e adolescentes, destacando os trabalhos já desenvolvidos no município pela assistência social, sendo os três unânimes em reforçar que as pessoas não podem deixar de denunciar abusos contra menores, mas que para isso, é preciso saber que existe uma rede de proteção voltada para essa causa como Ministério Público, as Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, CREAS, entre outros órgãos.
A população que compareceu também se mostrou bastante preocupada, mas também disposta a ajudar combater esse tipo de crime, na certeza de que com a união de todos o resultado será positivo.
O evento contou ainda com a participação de secretários municipais, coordenadores e outros auxiliares da administração, Conselhos Comunitários, Conselho Tutelar, Instituto Ponte da Vida, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, Guarda Municipal, CREAS, CRAS, PETI, PROJOVEM, Conselho Municipal dos Direitos da Criança de do Adolescente-CMDCA, entre outros.

Comentários

Anônimo disse…
Rudement attrayant : je crois que ce poste devrait intéresser ma
meuf

My web page gros pare-chocs (http://gaudyritual2504.blog.fc2.com)