Município se prepara para receber visitantes
O município de Ceará-Mirim, Região Metropolitana, localizado a 28km da capital potiguar, está inserido na rota turística da Copa 2014
Sendo Natal uma das cidades-sede, os municípios distantes até 100km, quilômetros, estão inseridos em um banco de sugestões de reportagens, criado pelo Governo do Rio Grande do Norte, para atender a curiosidade de cerca de 1 600 jornalistas que estarão no Estado, em junho para cobrir o mundial de futebol Fifa/Brasil 2014.
Os roteiros foram trabalhados pelo Governo e jornalistas, assessores de comunicação, das prefeituras de Ceará-Mirim, Parnamirim, Extremoz, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, que terão uma oportunidade única para apresentar seus destinos.
A terra dos verdes canaviais, costumeiramente atraia pelas potencialidades naturais, além da rica cultura histórica do apogeu da cana-de-açúcar, seus casarões centenários e personalidades ilustres como um dos quatro barões do RN, Manoel Varela do Nascimento.
Interessada em receber jornalistas e turistas durante a temporada, a Prefeitura por meio das Secretárias de Turismo e Gabinete, setor de Comunicação, pautou cinco dos principais pontos de turismo, para visitação, e também investirá na decoração de pontos estratégicos, nas cores verde e amarelo.
Quem for a Ceará-Mirim, poderá conhecer as belas praias de Muriú, Porto Mirim e Jacumã, na terceira, com as opções das Rendeiras e da Lagoa que oferece como turismo de aventura, o “aerobunda”, esporte praticado, por meio de uma corda suspensa, que segue do alto das dunas até o meio da lagoa, onde uma pequena balsa já está aguardando.
O Centro Histórico, faz um resgate do Século XIX, na Vila Imperial, onde encontra-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Solar dos Antunes e o tradicional Mercado Público com a degustação de iguarias locais, como o famoso Caldo de Cana.
Outro diferencial, é a caracterização do guia Francisco Ferreira, reconhecido nacionalmente pelo Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e a ACG – Associação de Culturas Gerais, como sendo o único no Brasil, a conduzir grupos, com vestimentas de época e personalizadas.
O Roteiro dos Engenhos traduz a história da produção açucareira, capitaneada pelos senhores, dos casarões coloniais preservados e em ruínas.
As manifestações culturais (Caboclinhos, Pastoril, Boi do Reis, Congos de Guerra e Maculelê, além da gastronomia diversificada, regada a frutos do mar, e derivados do açúcar (mel, rapadura, cachaça), e o artesanato (peças em couro, rendas, bordados, madeira, argila, dentre tantos outros), são riquezas que conduzem ao município.
“Vivenciar Ceará-Mirim é surpreendente, conhecer a cidade foi além das minhas expectativas, primeiro por ter uma característica única, a de estar localizada em um vale, e segundo pelo conjunto de atrações turísticas, que vão desde a culinária, ao artesanato, as manifestações culturais e as belezas naturais”, frisou Marília Falcão, Consultora do Ministério do Turismo, por ocasião da sua visita ao município em 2010.
“As visitas previstas para o nosso município, são muito importantes para movimentar o turismo e a economia local, todos os nossos potenciais estão disponíveis e sei que a população está aberta ao visitante, que optar por conhecer Ceará-Mirim, somos um povo hospitaleiro por natureza e desde já damos as boas vindas aos jornalistas estrangeiros e turistas do mundo inteiro”, ressalta o prefeito Antônio Peixoto.
Comentários