O deputado federal Henrique Alves (PMDB) anunciou nesta sexta-feira (23) que conseguiu junto ao Ministério da Integração Nacional a liberação de recursos na ordem de R$ 25 milhões para obras emergenciais que vão abastecer o município de Currais Novos, assolado pela maior seca dos últimos 100 anos. A novidade foi transmitida durante o Primeiro Seminário Água e Sustentabilidade, realizado na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) local.
Durante a mesa de debates, após as explicações técnicas sobre as alternativas viáveis para o problema, Henrique Alves informou aos presentes que havia acabado de telefonar para o ministro Francisco José Coelho Teixeira e conversar sobre o assunto. Na ocasião, o ministro assegurou a liberação dos recursos. O presidente da Câmara dos Deputados ficou de entregar o projeto que está sendo concluído pelo Dnocs até quinta-feira, dia 29.
Além da alternativa emergencial, outro projeto maior está sendo elaborado para solucionar definitivamente o problema. É um sistema adutor mais complexo que depende da construção da barragem de Oiticica, cujas obras devem durar ao menos quatros anos. “O projeto do sistema adutor já está no Ministério e foi dito e rebatido. Mas a seca angustia Currais Novos agora. Por isso, em nome de toda bancada potiguar, fiz esse pleito aceito pelo ministro”, afirmou Henrique.
Comentários