Ivonete Dantas lamenta violência crescente no RN


A senadora Ivonete Dantas (PMDB-RN), em discurso nesta sexta-feira (23), lamentou o crescimento da violência e da insegurança em todo o Brasil e em especial no seu estado. Segundo afirmou, a situação é tão caótica no Rio Grande do Norte que a Polícia Civil chegou a ter somente 29% de seus quadros preenchidos, e saltou de um quantitativo de 300 homicídios por ano, em 2004, para o dobro desse valor apenas durante os primeiros cinco meses de 2014. “Não podemos deixar essa violência tomar conta das nossas vidas. Precisamos nos encorajar e reivindicar [providências] de todos os poderes constituídos”, afirmou.
Para a senadora, as cidades do interior vêm sofrendo com mais intensidade os problemas decorrentes do aumento da violência, especialmente por não estarem preparadas para combatê-la, acostumadas até então com uma vida pacífica. Ela citou o exemplo de Caicó, no interior de seu estado, que contava há poucos dias com apenas um delegado, um escrivão e um agente de polícia civil, impossibilitando a investigação efetiva. Novos servidores foram contratados, como informou.
Ela advertiu, no entanto, que não adianta só contratar sem dar condições adequadas de trabalho, como viaturas capazes de fazer perseguições e gasolina para que se locomovam. A polícia militar também está com quantitativo desfalcado, registrou a senadora. Ivonete Dantas anunciou que solicitará uma audiência junto ao Ministério da Justiça para estabelecer uma linha de ação emergencial no Rio Grande do Norte com o propósito de “combater essa terrível sensação de insegurança”. Ela frisou, contudo, a necessidade de se tratar a segurança pública como uma política de Estado, com planejamento estratégico para o setor.

Comentários