CONTRA A EXPLORAÇÃO INFANTO JUVENIL
PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM PROMOVE SEMANA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Neste domingo, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Até a sexta-feira 30/05, a Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promove uma vasta programação de atividades nas escolas, igrejas, praças e em lugares abertos ao público.
As ações ocorrem em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Defesa Social, Gabinete Civil, além de entidades como Instituto Ponte da Vida, Grupo de Escoteiros Tenente Djalma Ribeiro, Escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, Polícia Federal, Guarda Municipal, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, PETI e Projovem.
Um dos pontos mais importantes da programação, é a realização de uma audiência pública na terça-feira 20/05, às 15h, no auditório da Estação Cultural, para debater com os poderes constituídos no município, autoridades, sociedade civil e a população em geral, a problemática do trabalho infantil, e a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes.
O encerramento das atividades ocorrerá no dia 30/05, na Praça "Cidade de Vagos" no Conjunto Luiz Lopes Varela, com a culminância do Projeto "Caravana nas Escolas Municipais", além de atividades artístico-culturais e exposição dos trabalhos dos alunos.
O prefeito Antônio Peixoto destaca a importância dessa semana de mobilização e reflexão sobre o assunto, e de se ter profissionais capacitados para atender as crianças que precisam. "Abordar esse tema é tarefa da escola e de toda a sociedade", enfatiza.
"Não tenham vergonha de denunciar, pois geralmente as vítimas são muito ameaçadas. Procurem as redes de proteção, denunciem, não tenham medo de falar sobre o assunto", orienta o prefeito Peixoto.
PROGRAMAÇÃO
18/05 (Domingo) - Panfletagem na Igreja Matriz, após as missas, buzinaço e panfletagem no Estádio do Centro Esportivo de Cultural.
19/05 (Segunda-feira) - A partir das 8h divulgação da programação na imprensa local e panfletagem no Posto da Polícia Rodoviária Federal.
20/05 (Terça-feira) - A partir das 15h Audiência Pública no auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural.
26/05 (Segunda-feira) - Início do Projeto "Caravana nas Escolas Municipais".
27/05 (Terça-feira) - 8h Palestra sobre Educação Sexual no CREAS
28/05 (Quarta-feira) - 8h Exibição do filme "Anjos do Sol" no CREAS.
29/05 (Quinta-feira) - Roda de Conversa sobre o Dia 18 de Maio no CREAS.
30/05 (Sexta-feira) - 8h Culminância do Projeto "Caravana nas Escolas Municipais" na Praça Cidade de Vagos - Conjunto Luiz Lopes Varela, além de atividades artístico-culturais e exposição dos trabalhos de alunos.
18 DE MAIO
Esta data, é uma lembrança a toda sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.
Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o caso. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Sua morte, contudo causa indignação e revolta.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
A LEI
De autoria da então deputada Rita Camata - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional - o projeto foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: "Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil".
Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, promove atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.
Comentários