Reciclagem é tema da Semana Municipal do Meio Ambiente em Ceará-Mirim


O reaproveitamento do lixo, a partir da reciclagem para melhorar a qualidade de vida, é a o tema abordado da XII Semana Municipal do Meio Ambiente e VI Fórum Ecológico, abertos na manhã desta terça-feira (03), no município de Ceará-Mirim pelo prefeito Antônio Peixoto.
O primeiro dia desta edição aconteceu na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, que recebeu alunos da rede municipal de ensino, professores, gestores ambientais, representantes de instituições, empresários e autoridades locais.
Com paus e latas nas mãos, um grupo de alunos da Escola Municipal Madalena Antunes Pereira que integra o programa MAIS EDUCAÇAO, mostrou que com a reciclagem também é possível criar sons de batuque como uma das formas de educar conscientizando.
Na entrada os participantes puderam prestigiar a decoração baseada em material puramente reciclável, criada pelo professor Jailson Torres a exposição Lixo é Luxo da artesã e poetisa cearamirinense Vera Lúcia Barreto, que na oportunidade recitou uma poesia do mesmo tema.

Agradecida principalmente ao quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Educação Básica, a titular da pasta professora Ângela Aquino falou da importância da discussão do tema para a conscientização da sociedade quanto à preservação do meio ambiente e que tudo parte do princípio da educação, com a formação em sala de aula.
        “A educação ambiental é fundamental para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade, a proposta é avançarmos nas discursões, aliando o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, sendo a reciclagem um fator determinante nesse processo”, destacou o coordenador do setor de meio ambiente da Educação Básica, Damião Vieira.
Na opinião do presidente da Câmara Municipal, vereador Renato Martins, a semana deve ser aproveitada para intensificar a reflexão sobre as questões relacionadas ao tema. “Cada um de nós somos responsáveis pelo meio em que habitamos, e precisamos colaborar para obtermos uma cidade mais saudável, limpando, zelando, cuidando do todo, dando o destino adequado aos resíduos”, frisa.
Representando o IDEMA, Silvana Dantas, fez o seguinte questionamento: O que eu posso fazer para contribuir com a melhor qualidade de vida do meu município e convidou todos os presentes a serem multiplicadores desse pensamento. “O conjunto do Eco Sistema necessita da conscientização de toda sociedade”, conclui.
“A falta de respeito ao planeta tem gerado uma série de problemas ambientais, por isso temos a obrigação de começar a agir diferente, quando se fala em preservação a responsabilidade cabe ao Poder Público e ao cidadão, que também deve fazer a sua parte”, ressalta o prefeito.  
O Fórum Ecológico encerrou as atividades da manhã, com uma palestra do professor, Carlos Henrique de Araújo (Geógrafo Pós Graduado em Educação Ambiental e membro da COPEGAM) que ministrou sobre “o lixo como fonte de renda”.
Estiveram presentes os secretários municipais de Trabalho e Assistência Social - Ozeny Fernandes; Administração - Glauciane Tavares; Agricultura e Abastecimento - Márcio Silva;  Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - Neto Coutinho; diretor da Fundação Nilo Pereira - Waldeck Moura e os vereadores Paula de Morais e Luciano Morais. 

PROGRAMAÇÃO

Para esta quarta-feira (04), está prevista a oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos, das 08h às 11h e das 14h às 17h, no Centro de unificado de Artes e Esportes – CEU das artes.
Na quinta-feira (05), será o lançamento da pedra fundamental do Parque Florestal Boca da Mata, reserva de Mata Atlântica que está localizada as margens da BR 406, a 100 metros da entrada da cidade.  Na oportunidade haverá a Exposição do Museu Itinerante da UNP e do IDEMA com materiais recicláveis, das 08 às 12h.

O evento é uma realização da prefeitura por meio das Secretarias Municipais de Educação Básica; Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico; Saúde; Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e Agricultura e Abastecimento.  

Comentários