VEREADOR DE CEARÁ-MIRIM PROPÕE AUDIÊNCIA PÚBLICA COM TEMA DE RELEVÂNCIA NACIONAL


O Edil Manoel Vieira dos Santos conhecido como "Nequinho" é proponente da Audiência Pública sobre "Tráfico Humano" realizada na última terça (3), na Estação Cultural do município. Essa problemática apresentada é tema da Campanha da Fraternidade 2014, a qual tem como lema "Foi para Liberdade que Cristo nos Libertou".

A proposição de autoria do Parlamentar cearamirinense foi apresentada e aprovada por unanimidade em Sessão Ordinária no dia 27 de março deste ano. Sendo realizada a referida Audiência em comunhão com Arquidiocese de Natal junto à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ceará-Mirim.


"É uma grande satisfação ser o propositor dessa Audiência Pública com esse tema de altíssima relevância, que a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil trouxe para ser debatida e refletida em âmbito nacional", externou o Vereador Nequinho na abertura da Audiência.

"Quero também deixar aqui registrado que o Tráfico Humano é uma problemática que deve ser combatida por todos, pois se trata de um crime , pelo qual na maioria das vezes fica sem solução, por falta de testemunhas, de agilidade nas investigações, como também por falta de informação das pessoas, que estando em situação difícil na vida acabam sendo enganadas pelos traficantes", ressaltou.

Recentemente o Vereador Manoel Vieira apresentou duas importantes propostas de Projeto de Lei para ajudar à combater essa mazela. Uma delas é a Constituição de um Fórum Municipal Permanente de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, Trabalho Infanto Juvenil e Pedofilia. Já a outra trata-se da Criação da Semana Municipal Contra a Pedofilia.

"Essas duas matérias apresentadas na Casa têm o intuito de chamar atenção e conscientizar a população a respeito dessas práticas criminosas com nossas crianças e adolescentes", destacou.

Durante a Audiência fez uma solicitação ao Presidente da Casa Legislativa Renato Martins e demais Vereadores presentes. "Peço a aprovação dessas proposituras em momento oportuno, pois serão de grande importância para proteger nossos jovens e crianças, também do Tráfico Humano", solicitou.

Nequinho ressaltou que o Brasil vive essa triste realidade, pois homens, mulheres e crianças são submetidos ao Tráfico Humano, seja para prostituição, comercialização de bebês e de órgãos, assim como para o trabalho escravo  ou desempenhado em jornadas exaustivas com condições degradantes. Enfatizou ainda que um grande número de mulheres brasileiras são traficadas para outros países e se tornam escravas sexuais.

" Precisamos cobrar mais para que sejam criados mais mecanismos para coibir qualquer tipo desse tráfico. Todos nós podemos combater esse crime, pois enquanto sociedade e Poder Público somos responsáveis por mudar esta realidade que estamos vivenciando em nosso país", concluiu.

Estiveram presentes na Audiência como autoridades expositoras do tema proposto, o Professor Roberto Lima - Autor Potiguar do Hino da Campanha da Fraternidade 2014; Padre Bianor de Lima Júnior, Pároco de Ceará-Mirim ; Padre João Maria do Nascimento - Coordenador Arquidiocesano da Campanha; Professor cearamirinense Gerinaldo Moura - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, como também a Representante da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, Magnólia Maria Gaudêncio de Góis.

Jornalista Daiana Brandão

Comentários