Defesa Social promove palestra educativa para professores e alunos da Rede Municipal de Ensino


A consciência da educação no trânsito, foi o principal tema abordado, durante evento realizado na última segunda-feira (18) de agosto, em Ceará-Mirim.

O encontro aconteceu para cumprir uma das etapas referentes ao processo de municipalização do trânsito local que está em andamento, por iniciativa da administração do prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto.

Para que alunos e professores participassem da palestra promovida no auditório da Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, através da Coordenação Municipal de Trânsito e Transporte – Comutran/CM, responsável pelo projeto, articulou-se a Secretaria Municipal Educação Básica que entra como parceira na formação de cidadãos conscientes e multiplicadores.

De acordo com a coordenadora, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob)/Natal, Maria Adeilze de Araújo, a proposta é inserir a educação no trânsito como disciplina na grade curricular das escolas públicas do município, como facilitadora do entendimento e do papel consciente do cidadão no trânsito, seja ele pedestre ou motorista. “Para alcançarmos esse objetivo, precisamos partir de um princípio de formação e a melhor forma é aplicar a teoria em sala de aula”, conclui Adeilze.

Ela também informou que a outra ideia ofertada pela Semob, é a criação de um teatro educativo para o trânsito, onde os atores, serão alunos do ensino médio, a serem selecionados nas escolas inseridas no projeto.

O prefeito Antônio Peixoto abriu o evento, agradecendo a parceria firmada com a Semob e ressaltou a importância da municipalização do trânsito para Ceará-Mirim, que há anos enfrenta problemas nessa área. “Fizemos o planejamento para operacionalizar, fiscalizar, atuar na educação do trânsito, dentre outras atribuições no perímetro urbano e nas estradas municipais, essa autonomia, nos permitirá oferecer um tratamento especial para a circulação segura dos pedestres, ciclistas e motoristas, esse é o nosso principal propósito”, frisa o prefeito Peixoto.  
Para a Secretária Municipal de Educação Básica Ângela Aquino, a consciência cidadã quanto à aplicabilidade dos bons modos no trânsito é fundamental e urgente, envolve respeito, diante da necessidade de informação coletiva, o aluno que receberá o conteúdo repassado em sala de aula, poderá ser um agente multiplicador.
A programação teve como destaque a encenação do Grupo de Teatro de Educação de Trânsito da Semob, com ensinamentos sobre a vivência no trânsito, sob a coordenação de Jair Fernandes.
“Ao assumirmos as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atenderemos de forma direta as necessidades da comunidade relacionadas ao trânsito”, disse Francisco Rilton Júnior, secretário municipal de Segurança e Defesa Social, acrescentando a importância das parcerias.

Comentários