Em poucas horas sete menores são presos praticando crimes e um é morto na Grande Natal


Um adolescente foi morto e outros sete apreendidos na Grande Natal durante o final da noite de terça-feira (12) e a madrugada desta quarta-feira (13). De acordo com informações da Polícia Militar, os menores são suspeitos de terem cometido diferentes crimes.

No final da noite de ontem, no município de Parnamirim, Matheus Vinícius, de 16 anos, foi assassinado na Rua Mediterrâneo, no bairro Jóquei Clube. Segundo a PM, a vítima tinha realizado uma série de assaltos na região naquele mesmo dia. Quando estavam em uma motocicleta, juntamente com um comparsa, Matheus foi surpreendido por uma pessoa que chegou atirando. A outra pessoa que estava com o menor conseguiu fugir, já o atirador não foi identificado. Moradores da região relataram à PM que um policial civil teria sido assaltado pela dupla e teria reagido, mas a versão não foi confirmada pela Polícia Militar.

Matheus já tinha sido detido anteriormente em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, por realizar assaltos no município. Ele era fugitivo do Centro Educacional para Adolescentes Infratores (Ceduc) da cidade.

Já os sete adolescentes que foram apreendidos cometeram diversos crimes. Segundo a Polícia Civil, os menores possuem entre 15 e 17 anos. Três jovens roubaram pessoas na rua e dois adolescentes tentaram assaltar um casal de turistas. Além disso, outras duas garotas foram apreendidas por posse de drogas e desacato. Eles foram encaminhados para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator de Natal (Ciad/Natal), onde ficarão à disposição da Justiça.

Com a insegurança que reina no Rio Grande do Norte é cada vez mais comum observar adolescentes envolvidos em ações criminosas, seja homicídios ou até simples furtos. Também tem sido normal menores de idade assumirem crimes que não cometeram apenas para livrar outros bandidos da cadeia. “Se for observar, quase todos os crimes têm algum menor envolvido. Ele assume a autoria de latrocínio, assalto, qualquer crime mais grave, pois sabe que a impunidade é muito grande, que nada vai acontecer com ele. Então isso também atrapalha o trabalho da polícia”, argumentou o coronel Jair Júnior, comandante do 3º BPM, que fica em Parnamirim.

Por tantas ocorrências com envolvimento de menores, o comandante do 3º BPM se diz favorável à diminuição da maioridade penal, mas fez algumas ressalvas. “Pela experiência que temos em campo, sou favorável sim à diminuição da maioridade penal, pois isso iria diminuir o número de jovens em ações criminosas. Mas isso iria trazer outro problema. Aqui no RN não temos onde colocar o número de presos atuais, imagine se a maioridade penal for diminuída. Então é preciso melhorar a qualidade dos nossos presídios”, afirmou Jair.

O assunto da diminuição da maioridade penal é tão controverso, que até dentro da própria PM existem pensamentos diferentes sobre o tema. Diferentemente de Jair Júnior, o coronel Francisco Araújo, comandante geral da PM do Estado, acredita que a solução é investir na família.

“Eu sou totalmente contra a diminuição da maioridade penal. Se isso acontecer, depois teremos crianças de 6 ou 7 anos presas nos presídios. O produto final que chega para a polícia resolver, não foi causado pela polícia. É uma situação que vem da família, do cuidado dos pais com os filhos. Depois passa pela igreja e pela escola. Digo igreja como um moderador, independente da religião. O jovem precisa ter escola em tempo integral. Os pais precisam saber com quem os filhos andam. Quando isso tudo falha, termina na polícia. A Polícia é chamada para resolver o que falhou lá atrás”.

Comentários