TRT-RN: Oficinas com magistrados encerram I Semana Institucional


A I Semana Institucional do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte, que teve início na última segunda-feira e contou com a participação de desembargadores e juízes do TRT-RN, foi encerrada nesta sexta-feira (22), em Natal.
Durante o encontro, magistrados do trabalho da 21ª Região assistiram a palestras e discutiram temas ligados à valorização da magistratura e à prática da atividade jurisdicional.
Na avaliação do presidente do TRT-RN, desembargador José Rêgo Júnior, “essa I Semana Institucional foi muito produtiva e o debate foi muito rico, pela participação dos magistrados e pelas idéias que foram apresentadas. E vamos realizar outros encontros como esse”.
No último dia de atividades, os juízes participaram de oficinas sobre o Processo Judicial Eletrônico, Gestão Compartilhada e Valorização da Magistratura, que foram coordenadas pelos juízes Luciano Athayde, Hamilton Vieira, Simone Jalil e Cácio Oliveira Manoel.
“As oficinas são desdobramentos dos grandes temas que foram expostos durante a programação da Semana e o objetivo é fazer com que os próprios juízes possam discutir e sugerir linhas gerais de procedimentos”, explicou o juiz Cácio Oliveira Manoel, que também é coordenador pedagógico da Escola Judicial do TRT-RN.
Para ele, o balanço da I Semana foi excelente. “Tivemos uma grande participação dos magistrados, discussões profícuas, além da oportunidade de estarmos, em conjunto, pensando o tribunal enquanto Instituição”, disse Cácio.
Para o titular da Vara do Trabalho de Currais Novos, juiz Hermann Hackradt, a I Semana Institucional deve fazer parte do calendário do TRT-RN, “por ser um espaço onde os juízes se reúnem para discutir problemas de toda ordem com o objetivo de buscar a eficiência e a melhor qualidade para o atendimento ao jurisdicionado”, avaliou.
O juiz José Dário de Aguiar, titular da Vara do Trabalho de Ceará-mirim, considerou a I Semana Institucional do TRT-RN um evento importante para a integração dos magistrados.
“Essa foi uma oportunidade para realizarmos uma reflexão sobre o funcionamento do TRT-RN e, a partir disso, apresentarmos um retorno e sugestões da primeira instancia para a administração do tribunal”, disse.   
As condições de trabalho e a saúde do juiz, a participação política do magistrado no Governo Judiciário, o Processo Judicial Eletrônico e a eficiência do poder judiciário foram temas debatidos durante a I Semana Institucional do TRT-RN que contou com a presença do conselheiro do CNJ, Rubens Curado, de especialistas convidados, juízes do trabalho e desembargadores de outros TRTs.

Comentários