FORMATURA
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ÂNGELA AQUINO PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU DE ALUNOS DE CEARÁ-MIRIM DO ENSINO À DISTÂNCIA NA UFRN
A secretária de educação de Ceará-Mirim, Ângela Aquino, participou da cerimônia de colação de grau de alunos do município de Ceará-Mirim do ensino à distância.
O evento foi realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, por meio da Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Escola Agrícola de Jundiaí-EAJ, na noite da última segunda-feira 1º de setembro.
Foram formados mais de 100 alunos dos cursos de Agroindústria e Informática ofertados pelo sistema Rede e-Tec Brasil nos municípios de Ceará-Mirim, Macaíba, Monte Alegre e Vera Cruz.
A cerimônia foi realizada no auditório da Reitoria da UFRN.
Acompanharam a secretária Ângela Aquino, a coordenadora do projeto em Ceará-Mirim, Francisca Tavares, a tutora do curso de Agroindústria, Mariana Duarte, as coordenadoras da SEMEB, Cristina Silva Sobral, Rosa Campos, Auxiliadora Gomes, o vide-diretor da Escola Municipal Júlio Senna, Júnior Barbosa, e outros técnicos.
Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil tem como objetivo a oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, municípios e Distrito Federal.
De acordo com Francisca Tavares, de Ceará-Mirim colaram grau 35 alunos, sendo 10 do curso de informática e 25 em agroindústria.
No Rio Grande do Norte, a Escola Agrícola de Jundiaí é uma das ofertantes e tem beneficiado mais de 700 jovens e adultos nos municípios de Ceará-Mirim, Macaíba, Monte Alegre, Vera Cruz, São Paulo do Potengi, Touros, Apodi e Natal.
A secretária Ângela Aquino, destacou a contribuição da formação e a necessidade de renovar idéias em busca do bom desempenho profissional pelos formandos. Ela parabenizou os alunos e todos que estiveram juntos no desenvolvimento da formação técnica. "O sistema Rede e-Tec Brasil diploma cada um dos alunos, e em nome do prefeito Peixoto, desejo a eles sucesso na nova caminhada profissional, esperando ter despertado, ao longo da jornada, o gosto pelos estudos e a busca permanente pelo saber", disse a secretária Ângela Aquino.
Os cursos da Rede e-Tec Brasil estão sendo realizados em Ceará-Mirim, através de parceria firmada da Prefeitura Municipal com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, por meio da Escola Agrícola de Jundiaí-EAJ.
Segundo Ivan Max Lacerda, coordenador-geral do e-Tec/Escola Agrícola de Jundiaí, a cerimônia representou um marco na história do e-Tec, com o apoio das instituições e das prefeituras envolvidas.
Há 65 anos, a Escola Agrícola de Jundiaí trabalha na oferta de cursos técnicos que beneficiam milhares de trabalhadores e jovens. Com o Pronatec, o número de beneficiários aumentou ainda mais, principalmente com a modalidade do ensino técnico à distância.
"A cada turma formada, a UFRN dá mais um passo na sua missão de promover a cidadania e disseminar o saber. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, a UFRN tem ampliado a inclusão de jovens através de uma formação intelectual e profissional de qualidade que promove o desenvolvimento econômico social", declarou a reitora da UFRN, Ângela Paiva, ao final da cerimônia.
Comentários