TRT-RN: Encontro reúne Escolas da Justiça do Trabalho de todo país em Natal


O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador José Rêgo Júnior participou da abertura do Encontro das Escolas da Justiça do Trabalho, que está sendo realizado em Natal, reunindo diretores e assessores de todos os TRTs do país.

”Espero que esse encontro seja proveitoso, não apenas do ponto de vista do aprendizado em si. E que todos levem daqui boas recordações e algumas lições que possam ajudar aos que ensinam e aos que aprendem a construir, com a argamassa do conhecimento, uma Justiça do Trabalho mais forte e ainda melhor”, disse o presidente em sua saudação aos participantes.

Uma palestra sobre “Aprendizagem do adulto e seus impactos no planejamento das atividades da Escola”, ministrada por Maria Raimunda Mendes da Veiga, secretária executiva da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), abriu a discussão temática do encontro.

“O mundo mudou, o papel do juiz é outro. Além do conhecimento teórico do Direito e dos procedimentos legais, é exigido que ele tenha também um papel de gestor”, destaca Raimunda.

Para ela, o novo juiz precisa saber “lidar com as pessoas com quem trabalha, com o jurisdicionado, com as instituições que ele tem parceria, exige-se que ele tenha conhecimento da tecnologia e, por último, que o juiz tenha uma postura ética e condizente com papel da magistratura”.

Em seguida, todos participaram de uma discussão sobre o tema “Estrutura das Escolas Judiciais: entre o desejável e o possível”.

O Encontro prossegue nesta sexta-feira com uma oficina sobre "Estrutura das Escolas Judiciais - Critérios para Dimensionamento” e será encerrado com a sistematização dos resultados e encaminhamento de deliberações.

Comentários