O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realiza no período de 8 a 28 de novembro, a Campanha contra a Poliomielite e Sarampo.
A vacinação é gratuita e ocorrerá inclusive nos sábados, 8 e 22 de novembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde-UBS's.
Este é o 35º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990.
Todas as ações devem ser mantidas até que aconteça a erradicação mundial da doença.
No Estado de São Paulo, o último caso ocorreu no ano de 1989, no município de Teodoro Sampaio. A estratégia é vacinar todas as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias em todas as localidades.
A campanha de seguimento contra o Sarampo tem como objetivo manter elevadas e homogêneas coberturas vacinais, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do Sarampo, Caxumba e Rubéola no país.
Todas as crianças entre 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade devem receber a vacina tríplice viral, independente do número de doses recebidas anteriormente.
Neste ano, até o dia 4 de outubro, o Brasil apresentou 514 casos confirmados de Sarampo, sendo 486 no Ceará, distribuidos em 21 dos 184 municípios do Estado. Aproximadamente 25% ocorreram em menores de um ano de idade e, 47% em pessoas entre 10 e 29 anos. O surto da doença teve início em dezembro de 2013.
EM CEARÁ-MIRIM
Para garantir o cumprimento das campanhas, a Prefeitura de Ceará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria Municipal de Imunização, já capacitou uma equipe composta por mais de 85 profissionais da rede municipal de saúde, para realizar a campanha.
"Todos os profissionais envolvidos na campanha, já receberam orientações reforçadas sobre as idades preconizadas, situação epidemiológica das doenças, estratégias de vacinação e precauções. Desta forma, o nosso município realizará uma campanha de qualidade, que irá atingir o público-alvo", afirmou o prefeito Antônio Peixoto.
De acordo com Rozana Maria Souza Machado, Coordenadora Municipal de Imunização, a meta de cobertura vacinal a ser alcanaça pelo município é de 5.214 crianças, nas faixas etárias supra-citadas.
Comentários