PODER LEGISLATIVO DE CEARÁ-MIRIM HOMENAGEIA EX-PREFEITO DA CIDADE


Na última quinta-feira (11), a Casa Legislativa Municipal realizou uma Sessão Solene de homenagem Póstuma Comemorativa ao Centenário de Nascimento do "Ex-Prefeito Aderson Eloy de Almeida", por iniciativa do seu Presidente Renato Martins. A solenidade contou com a presença de Ex-Vereadores de Ceará-Mirim e personalidades que fazem parte da história do município.
Estiveram presentes na composição do Plenário, familiares do referido Ex-Prefeito falecido; o seu 3º filho Emerson Fernando Eloy de Almeida, conhecido como “Xuxa” e a sua esposa Gerusa Barreto; os Ex-Presidentes da Câmara Municipal de Ceará-Mirim Ricardo Sobral e Franklin Marinho de Queiroz. Personalidades cearamirinenses que fizeram parte da vida pública do homenageado e testemunharam a sua trajetória política. Também foram convidadas para compor o Plenário, as senhoras Maria de Lourdes Sobral e Glauciane Tavares.
O jornalista e Ex-Vereador Iran Costa, assim como o historiador Gibson Machado, membro da ACLA - Academia Cearamirinense de Letras e Artes foram um dos principais participantes da solenidade, os quais prestigiaram o evento na galeria da Casa Parlamentar. Os referidos convidados fazem parte da história política e sociocultural de Ceará-Mirim.
Na ocasião, o Vereador Franklin Marinho de Queiroz Júnior fez uso da Tribuna de Honra, em nome de todos os Vereadores e na sequência o seu pai, que é considerado um historiador empírico, uma memória viva do município. O Ex-Vereador Franklin Marinho de Queiroz realizou um dos principais pronunciamentos durante o Ato Solene. No seu discurso relembrou fatos relacionados à vida e gestão administrativa do Ex-Prefeito Aderson Eloy. Ressaltou não só a importância da sua atuação política no município, como também a figura humana que ele representou, enquanto homem de um bom coração e uma personalidade ímpar, sempre preocupado com o bem da coletividade.
O Advogado e Ex-Presidente da Casa Legislativa Ricardo Sobral também fez pronunciamento alusivo ao centenário de nascimento do homenageado, enfocando a sua trajetória política. Destacou ainda, a carreira profissional exercida por Aderson Eloy, principalmente na época em que foi sócio e diretor comercial da Usina Ilha Bela. Também enfatizou o seu espírito humano e vocação para a vida pública, no exercício da cidadania.
“Aderson era um homem de gestos nobres. Um cidadão de uma dimensão humana extraordinária. Era um tipo simpático, estava sempre com um sorriso largo ao cumprimentar as pessoas, fosse um importante empresário parceiro da Usina ou um cortador de cana. A sua alegria e forma de tratar as pessoas era sempre a mesma com todos”, ressalta Ricardo Sobral. Disse ainda, que Aderson Eloy enriquece não só a história política de Ceará-Mirim, como também a paisagem humana cearamirinense. "Mais que lembrado merece ser sempre reverenciado", afirma.
Emerson Fernando Eloy, filho do Ex-Prefeito, em nome da família agradeceu pelos discursos feitos ao seu saudoso pai e fez um agradecimento especial ao Presidente Renato Martins, Vereador Proponente da homenagem. Também agradeceu a todos que fazem parte da Casa Legislativa pela realização do Ato Solene.
Após os pronunciamentos, o Vereador decano da Casa Renato Coutinho entregou uma placa comemorativa à família do homenageado, através do seu referido filho. Seque na íntegra a mensagem escrita. “A Câmara Municipal e o povo de Ceará-Mirim homenageiam o seu centenário de nascimento, agradecendo o legado de ética, respeito humano e visão administrativa que marcaram sua vivência em nossa terra”. 

BREVE HISTÓRICO SOBRE ADERSON ELOY DE ALMEIDA

De acordo com a crônica do cearamirinense Ricardo Sobral, o referido Ex-Prefeito de Ceará-Mirim nasceu em Campina Grande, no dia 04 de abril do ano de 1914. Filho de João Eloy de Almeida e de Dona Lilica. Por volta de 1933 serviu ao Exército na cidade de Recife e estudou no Colégio Marista de João Pessoa. Cursou faculdade em Ciências Contábeis e iniciou a sua carreira profissional nas empresas de algodão Samba S/A e Araújo Rique. 
A sua vinda para a cidade de Ceará-Mirim se deu através da amizade com João Úrsulo Ribeiro Coutinho Filho, iniciada na época do colegial. O referido amigo e seus sete irmãos compraram em 1947 a Usina Ilha Bela e Aderson Eloy foi convidado pelo referido João para ser sócio e diretor comercial, vindo morar inicialmente em umas das casas da citada Usina. Posteriormente no ano de 1962 foi eleito Prefeito de Ceará-Mirim, sendo o sucessor do Ex-Prefeito Edgar Varela.
O então Prefeito Aderson Eloy governou o município por seis anos. Sua administração foi marcada por uma gestão que visava o bem da coletividade, mesmo que custasse o uso dos seus recursos próprios para beneficiar a população cearamirinense. O Palácio dos Esportes de Ceará-Mirim foi construído no seu mandato e não foi atoa que recebeu o seu nome, em sua homenagem. Segundo Ricardo Sobral a Prefeitura não tinha crédito para fazer a compra da estrutura superior (cobertura), pois o valor era acima da capacidade de endividamento. Sendo assim, o Prefeito Aderson comprou em seu próprio nome e efetuou o pagamento. Só depois da dívida quitada, foi emitida a documentação para prestação de contas.
Esse é apenas um dos exemplos do espírito público do Ex-Prefeito Aderson Eloy de Ameida, o qual foi considerado um político que tinha uma postura solidária, ajudava a todos que o procurava e sempre encontrava uma solução para qualquer problema, seja pessoal ou referente a sua administração pública."Aderson era um homem maior do que o corpo que Deus lhe deu, ressalta Ricardo Sobral, o qual Aderson  foi padrinho da sua irmã Tereza Cristina.
Por tanto, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim por iniciativa do seu Presidente Renato Martins, em reconhecimento a essa importante figura histórica do município, promoveu uma Sessão Solene em Homenagem Comemorativa ao seu Centenário de nascimento. 

Jornalista Daiana Brandão
Assessora de Comunicação Social 
Câmara Municipal de Ceará-Mirim

Comentários