PRÓXIMA SESSÃO SOLENE NA CASA PARLAMENTAR DE CEARÁ-MIRIM


PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL HOMENAGEARÁ EX-PREFEITO DA CIDADE

O Vereador e Presidente da Câmara Municipal Renato Martins requereu a Mesa Diretora nos termos do Art. 111 do Regimento Interno da Casa Legislativa, realização de uma Sessão Solene de Homenagem Póstuma Comemorativa ao Centenário de nascimento do "Ex-Prefeito Aderson Eloy de Almeida". A referida proposição foi aprovada por unanimidade pelo Plenário e na próxima quinta-feira (11) a solenidade será realizada em horário regimental.

BREVE HISTÓRICO SOBRE ADERSON ELOY DE ALMEIDA

De acordo com a crônica do cearamirinense Ricardo Sobral, o referido Ex-Prefeito de Ceará-Mirim nasceu em Campina Grande, no dia 04 de abril do ano de 1914. Filho de João Eloy de Almeida e de Dona Lilica. Por volta de 1933 serviu ao Exército na cidade de Recife e estudou no Colégio Marista de João Pessoa. Cursou faculdade em Ciências Contábeis e iniciou a sua carreira profissional nas empresas de algodão Samba S/A e Araújo Rique. 
A sua vinda para a cidade de Ceará-Mirim se deu através da amizade com João Úrsulo Ribeiro Coutinho Filho, iniciada na época do colegial. O referido amigo e seus sete irmãos compraram em 1947 a Usina Ilha Bela e Aderson Eloy tornou-se sócio, como também diretor comercial, vindo morar inicialmente em umas das casas da referida Usina. Posteriormente no ano de 1962 foi eleito Prefeito de Ceará-Mirim, sendo o sucessor do Ex-Prefeito Edgar Varela.
O então Prefeito Aderson Eloy governou o município por cinco anos. Sua administração foi marcada por uma gestão que visava o bem da coletividade, mesmo que custasse o uso dos seus recursos próprios para beneficiar a população cearamirinense. O Palácio dos Esportes de Ceará-Mirim foi construído no seu mandato e não foi só por esse motivo que recebeu o seu nome.
Segundo Ricardo Sobral, a Prefeitura não tinha crédito para fazer a compra da estrutura superior (cobertura), pois o valor era acima da capacidade de endividamento. Sendo assim, o Prefeito Aderson comprou em seu próprio nome e efetuou o pagamento. Só depois da dívida quitada, foi emitida a documentação para prestação de contas.
Esse é apenas um dos exemplos do espírito público do Ex-Prefeito Aderson Eloy de Ameida, o qual foi considerado um político que tinha uma postura solidária e cidadã, ajudava a todos que o procurava e sempre encontrava uma solução para qualquer problema, seja pessoal ou referente a sua administração pública.
"Aderson era um homem maior do que o corpo que Deus lhe deu. Foi um homem de gestos. Um cidadão de uma dimensão humana extraordinária, exponencial. Um nome que enriquece a paisagem humana cearamirinense, e que, mais que lembrado, merece ser sempre reverenciado!", ressalta Ricardo Sobral, o qual Aderson Eloy foi padrinho da sua irmã Tereza Cristina.
Por tanto, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim por iniciativa do seu Presidente Renato Martins, em reconhecimento a essa importante figura histórica do município, renderá uma homenagem comemorativa ao seu Centenário de nascimento.

Jornalista Daiana Brandão
Assessora de Comunicação Social
Câmara Municipal de Ceará-Mirim

Comentários

ivancruz disse…
O PRESIDENTE DA CÂMARA E DEMAIS VEREADORES DEVERIAM DEIXAR DE FAZER SOLENIDADES, PRINCIPALMENTE PARA QUEM JÁ MORREU, E FAZER LEIS E PROL DE QUEM ESTÁ VIVO. VAMOS DEIXAR DE BLA, BLA E BLA E ARREGAÇAR AS MANGAS, POIS A CIDADE ESTÁ ENTREGUES ÀS BARATAS.

IVANILDO DA CRUZ